Duas pessoas são presas após incidente com drone que prejudicou milhares de voos em aeroporto no Reino Unido
• Voo de drones fez movimentado aeroporto do Reino Unido ficar fechado por horas
O incidente aconteceu na última quarta-feira (19), quando dois grandes drones sobrevoaram a região do aeroporto de Gatwick, em Londres. O caos foi grande, justamente por essa ser uma das épocas mais movimentadas em aeroportos.
A polícia de Sussex afirma que prendeu uma mulher de 54 anos e um homem de 47, ambos da cidade vizinha Crawley, pouco depois das 22h, horário local, na última sexta-feira (21). As duas pessoas foram presas por “suspeita de perturbar os serviços do aeródromo da aviação civil e colocar em perigo ou provavelmente colocar em risco a segurança das operações e das pessoas”. “Como parte de nossas investigações sobre o uso criminoso de drones que interrompeu severamente os voos de e para o aeroporto de Gatwick, a Polícia de Sussex fez duas prisões”, disse James Collis, superintendente da Polícia de Sussex, em um emitido no sábado. “Nossas investigações ainda estão em curso, e nossas atividades no aeroporto continuam a procurar e evitar novas incursões de drones, por meio da implantação de uma série de táticas”.De acordo com a , os drones reapareciam perto do aeroporto todas as vezes que as autoridades tentavam reabrir a pista para voos. De acordo com o , mais de 1.000 voos foram afetados.
As motivações por trás do caso permanecem desconhecidas. Antes das prisões, a polícia estava estudando a possibilidade de que o incidente fosse algum tipo de protesto ambiental. O subchefe da Polícia de Sussex, Steve Barry, disse ao que as autoridades estão considerando “todo um espectro de possibilidades, desde o comportamento criminoso realmente sofisticado até indivíduos tentando ser maliciosos”.
Qualquer que seja a motivação, a punição pode ser severa. Segundo o NYT, a sentença máxima pode ser de prisão perpétua.
O incidente, que o Guardian disse ser o “mais problemático já causado por um drone em um grande aeroporto internacional”, tem sérias implicações para a segurança dos aeroportos. , diretor de operações de Gatwick, disse que esse foi “problema sem precedentes”. “Este não é um problema do Aeroporto de Gatwick”, disse Woodroofe. “Não é nem mesmo uma questão só do Reino Unido. É uma questão internacional”. [, ]