Cultura
Pescador norueguês soma 4,5 milhões de seguidores TikTok mostrando vida em alto mar
Influenciador ‘fisherbenny’ viralizou na rede social ainda em 2020, dando cerveja para um peixe. Mas, hoje, seu conteúdo vai além
Imagem: Instagram/Reprodução
O pescador norueguês Benjamin Bakke, conhecido como “fisherbenny” viralizou no TikTok por seus vídeos que mostram os desafios da profissão nas águas traiçoeiras do revolto Mar do Norte.
A bordo do navio pesqueiro Udvaar 3, que navega entre as costas da Noruega e da Dinamarca, Bakke documenta sua jornada de trabalho de maneira criativa, destacando suas experiências desafiadoras.
As publicações no Instagram e no TikTok, mostrando desde imitação de peixes até os momentos tensos do navio ao enfrentar ondas de seis metros, são uma mistura de entretenimento e a dura realidade do pescador norueguês.
never trust the captain when he says a lightbulb needs to be replaced😂
Em um talk show norueguês, Bakke que sua intenção é mostrar aos jovens que a pesca é uma profissão de verdade e que, além disso, é possível se divertir com ela.
Seu conteúdo se tornou famoso após um vídeo no TikTok que mostrava um peixe bebendo refrigerante, em 2020. Assista:
Sucesso na internet
Ao comentar sobre o sucesso na internet, Bakke afirmou que seus seguidores ficavam fascinados com as condições extremas das águas onde o navio norueguês viaja. Em três anos, o perfil ‘fisherbenny’ acumulou 4,5 milhões de seguidores no TikTok, se tornando um dos influencers mais populares da Noruega. O seu vídeo mais popular tem mais de 136 milhões de visualizações, um número 25 vezes maior que a população da Noruega. Confira:Would you swim in the ocean again?🐟
De acordo com o pescador, a maioria dos seus seguidores são dos Estados Unidos, o que contribuiu para que sua fama atingisse a mídia mainstream do país. Em 2022, ele fez um ‘publi’ para divulgar o filme “A Fera do Mar”, da Netflix, indicado ao Oscar de melhor animação em 2023.
Ver essa foto no Instagram
Reconhecimento na Noruega
Embora o pescador norueguês seja celebrado pelo seu conteúdo único, algumas as interações de Bakke com peixes deram o que falar. Acusações de desrespeito à vida selvagem marinha geraram debates sobre a ética das interações do pescador.
Em resposta às críticas, no entanto, Bakke enfatiza a necessidade de compreender o contexto da pesca comercial, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a realidade da profissão, o que inclui momentos de descontração. Além disso, a influência de Bakke ultrapassa as barreiras do entretenimento. Em 2023, ele ganhou o prêmio de “Pescador Jovem do Ano”, da Associação de Pescadores do Sul da Noruega, por desempenhar um papel importante ao influenciar as gerações mais jovens a preservar a cultura da pesca da Noruega.
Ver essa foto no Instagram