Com o fim dos testes do Ingenuity, Perseverance inicia sua principal missão em Marte
Enquanto o pequeno helicóptero da Nasa voava para seu novo campo de aviação em Marte, podia-se praticamente ouvir o suspiro de alívio da Perseverance a 294,5 milhões de km de distância. O rover tem preparado todos os seus sistemas para funcionar enquanto o helicóptero Ingenuity fazia sua demonstração de 30 dias, mas agora é finalmente hora de começar o verdadeiro propósito desta missão a Marte: a caça a sinais de vida antiga.
A partir do momento em que o rover pousou em Marte, ele estava tirando fotos da paisagem, conhecendo melhor a cratera de Jezero em toda a sua glória rochosa. No início, essas imagens eram granuladas, mas agora as fotos vêm em uma definição cada vez mais alta, e precisam ser: os cientistas da Nasa examinarão as fotos para descobrir com que tipo de rocha marciana estão lidando.
Imagens de um teste de foco recente feito pelo gerador de imagens WATSON a bordo da Perseverance. GIF: Nasa/JPL-Caltech/MSSS
Depois de toda a animação com o helicóptero Ingenuity, é fácil esquecer o impressionante arsenal de tecnologia de imagem à disposição da Perseverance. Ela conta com a SuperCam, que tem detecção química e dispara laser; o leitor de rocha de raio-x conhecido como PIXL; e o gerador de imagens Mastcam-Z, que tirou todas aquelas fotos dos voos do Ingenuity.
Uma rocha como vista pela SHERLOC, com cada cor representando um mineral diferente na superfície. Imagem: Nasa/JPL-Caltech