Ciência
Perseidas: câmera registra bola de fogo cruzando o céu da Macedônia
Chuva de meteoros Perseidas, visível todos os anos, atingiu seu pico nesta semana; assista ao vídeo da bola de fogo
Imagem: YouTube/Reprodução
Na madrugada da última terça-feira (13), durante a chuva de meteoros Perseidas, uma câmera na região do Lago Ohrid, na Macedônia, capturou imagens de uma bola de fogo cruzando o céu. O vídeo mostra, em segundos, o registro do meteoro caindo.
Perseidas é uma das maiores chuvas de meteoros do ano, visível todos os anos entre meados de julho até o final de agosto. Em 2024, por exemplo, ela atingiu seu pico por volta da noite de 11 de agosto e a manhã do dia 12.
Esses meteoros são causados pela passagem da Terra por detritos de gelo e rocha do Cometa Swift-Tuttle. O astro passou próximo da Terra pela última vez em 1992. Assim, quando atingem a atmosfera da Terra, eles queimam e criam as chamadas “estrelas cadentes”.
Normalmente, a maioria dos meteoros tem tamanhos de grãos de areia. Porém, alguns pedaços maiores podem acabar gerando “bolas de fogo” (ou “fireball”) no céu, como a vista na Macedônia.
Bola de fogo no meio das Perseidas
O fotógrafo Stojan Stojanovski começou a configurar a rede de câmeras em 2018 com a ajuda de empresas locais. Ele teve a iniciativa a fim de promover o turismo na região. Ao , ele disse que espera que a instalação de câmeras de 180 graus dê a ele e à Associação de Astronomia de Ohrid local uma visão ainda melhor do céu noturno.“Espero que as câmeras com ângulo de visão de 180 graus capturem mais meteoros no futuro”, disse. Além disso, ele ressaltou que há alguns incêndios florestais na região e que é “difícil encontrar bons lugares nas montanhas”.
No início de seu pico, no dia 11, o fotógrafo Stojan Stojanovski também conseguiu fotografar um meteoro das Perseidas sobre o lago, com o . Assista ao vídeo da bola de fogo cruzando o céu: