Ciência
Peixe raro e assustador de águas profundas aparece em praia dos EUA
Esse tipo de aparecimento é raro justamente porque os peixes desta espécie vivem nas profundezas do mar
Imagem: Crystal Cove State Park/Reprodução
O aparecimento de um peixe com um visual assustador chamou atenção dos moradores da Califórnia, nos EUA, na última semana. O monstro norueguês chamado Tamboril é um peixe que normalmente vive a mais de 900 metros nas profundezas do oceano.
Ele foi encontrado em uma praia do sul da Califórnia. A criatura, conhecida como peixe-futebol do Pacífico tem dentes pontiagudos, pele espinhosa e uma “vara de pescar” na cabeça.
Esse tipo de aparecimento é raro justamente porque os animais vivem nas profundezas do mar. Ainda não está claro por que ou como o peixe acabou na costa.
“Ver este peixe estranho e fascinante é uma prova da curiosa diversidade da vida marinha que se esconde abaixo da superfície da água”, escreveu o parque estadual em uma .
“À medida que os cientistas continuam a aprender mais sobre estas criaturas do fundo do mar, é importante refletir sobre o quanto ainda há a aprender sobre o nosso maravilhoso e misterioso oceano”, completou.
Onde o peixe é encontrado
O tamboril vive por toda a costa da Noruega, mas também pode ser encontrado nos mares Mediterrâneo e Negro e na costa da África Ocidental. Embora habite principalmente as profundezas do mar, ele ocasionalmente se aventura para cima e mais para perto da superfície, particularmente durante a época de reprodução.
Assim, as populações de tamboril são monitoradas de perto e os últimos relatórios mostram que a quantidade deles nas águas norueguesas está aumentando.
Além disso, estima-se que existam apenas cerca de 30 espécimes desta espécie coletados em todo o mundo. O animal encontrado foi identificado como uma fêmea de cerca de 40 cm.