Pela primeira vez na história, um peixe foi declarado extinto por causa da ação dos seres humanos. A espécie de arraia Java stingaree foi considerada extinta por uma equipe internacional liderada pela Universidade Charles Darwin (CDU).
De acordo com a universidade, a pesca irregular é apontada como o principal motivo que levou ao desaparecimento do animal. Ele vivia no Mar de Java, na Indonésia.
“A pesca intensiva e geralmente não regulamentada é provavelmente a principal ameaça que resulta no esgotamento da população de Java stingaree, com as capturas de peixe costeiro no Mar de Java já em declínio na década de 1870”, disse a pesquisadora da CDU Julia Constance.
“A costa norte de Java, particularmente a Baía de Jacarta, onde se sabia que a espécie ocorria, também é fortemente industrializada, com extensa perda e degradação de habitat a longo prazo”.
“Esses impactos foram graves o suficiente para, infelizmente, causar a extinção desta espécie”, disse ela em um .
Espécie rara
A espécie era tão rara que só tinha sido registada uma vez no final de 1800. Assim, o Stingaree de Java (Urolophus javanicus) era conhecido apenas por um único espécime coletado em 1862 em um mercado de peixe em Jacarta (Indonésia).
O fim da espécie ascende um alerta, já que atualmente existem mais de 120 peixes marinhos criticamente ameaçados no mundo. Os dados são da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Esta é a fonte mais abrangente do mundo sobre o risco de extinção global e a situação de espécies animais, fungos e plantas. Assim, estabelecida em 1964, a Lista Vermelha da IUCN identificou mais de 41.200 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo.
“A extinção é para sempre e, a menos que consigamos proteger as populações de espécies marinhas ameaçadas em todo o mundo, o Java Stingaree será apenas a ponta do iceberg”, completou Constance.