Pandemia de Covid-19 gerou impactos até mesmo na Lua
A pandemia de Covid-19 foi um dos eventos mais inimagináveis do século 21 e, pelo visto, causou impactos até na Lua. Cientistas afirmam que a Lua ficou consideravelmente mais fria enquanto a Terra enfrentava a pandemia de Covid.
Em um estudo recentemente, cientistas do Laboratório de Pesquisa Física de Ahmedabad, do Departamento de Espaço da Índia, detalharam a descoberta.O pesquisador planetário do laboratório K. Durga Prasad, que participou da missão Chandrayaan-3, é o principal autor do estudo. Mas não foi por meio de dados da sonda indiana que o pesquisador concluiu que a pandemia de Covid-19 afetou a Lua.
Com informações do Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) – o mesmo que descobriu uma caverna subterrânea na Lua –, o pesquisador observou uma queda na temperatura da superfície lunar em quatro áreas do lado visível do satélite.
O que houve na Lua durante a pandemia de Covid
De acordo com Durga Prasad, essa “queda anômala” foi causada por uma redução repentina da radiação emitida pela Terra. Ou seja, as emissões de CO2 caíram devido ao lockdown, limitando a quantidade de poluição e calor que nosso planeta lançava durante a noite.
“Desse modo, nosso estudo mostra que a Lua, possivelmente, sofreu impactos da pandemia de Covid-19, sendo estes uma queda incomum nas temperaturas da superfície lunar durante o período noturno”, afirma o cientista.
Durante o dia, grande parte da luz do Sol é refletida de volta ao espaço pela atmosfera da Terra, que absorve apenas uma pequena parcela. A Lua também é afetada pela radiação solar durante o dia.
Contudo, à noite, a situação é bem diferente, já que a Lua recebe radiação apenas da Terra. Isso, portanto, influencia as temperaturas noturnas da superfície lunar.
Durante o início da pandemia de Covid, a redução das atividades relacionadas aos níveis de poluição caíram, assim como a temperatura da Lua. Esse momento foi importante para que cientistas estudassem as mudanças climáticas.
Além disso, a descoberta indica que o estudo das mudanças da temperatura lunar podem oferecer uma “plataforma estável de estudo sobre a radiação e as mudanças climáticas da Terra”.