Na última terça-feira (24), a empresa de IA (Inteligência Artificial) Stability AI — dona do software Stable Diffusion — anunciou a entrada de James Cameron em seu conselho de diretores. As informações são da Arts Technica.
O interesse do diretor de “Avatar” e “Titanic” por tecnologia não é novidade. Entre seus trabalhos mais notáveis, está a franquia de 1980 “O Exterminador do Futuro”, que conta com a IA Skynet, que domina a humanidade. Agora, ele pretende trabalhar com a empresa em técnicas de ponta de produção cinematográfica.
Em uma declaração, Cameron disse que passou a carreira buscando tecnologias emergentes que expandam os limites do que é possível. “Tudo a serviço de contar histórias incríveis” disse ele.
“Eu estava na vanguarda do CGI [imagem gerada por computador] há mais de três décadas e permaneci na vanguarda desde então. Agora, a intersecção da IA generativa e da criação de imagens CGI é a próxima onda.”
Além disso, ele afirmou que “a convergência desses dois motores de criação totalmente diferentes [CGI e IA generativa] desbloqueará novas maneiras para os artistas contarem histórias de formas que nunca poderíamos ter imaginado”.
Já Prem Akkaraju, CEO da Stability, acrescentou: “James Cameron vive no futuro e espera que o resto de nós o alcance. A missão da Stability AI é transformar a mídia visual para o próximo século, dando aos criadores um pipeline de IA completo para dar vida às suas ideias. Temos uma vantagem incomparável para atingir essa meta com um visionário tecnológico e criativo como James nos níveis mais altos da nossa empresa. Esta não é apenas uma declaração monumental para a Stability AI, mas para a indústria de IA em geral.”
Stability IA anuncia James Cameron durante período tumultuado
Em meio a grandes mudanças de liderança, a empresa também adicionou recentemente ao conselho Sean Parker, ex-presidente do Facebook, como presidente executivo. Ele considerou nomeação de Cameron como “o início de um novo capítulo” para a companhia.
A chegada de Cameron à empresa ocorre durante um período tumultuado. Isso porque ela enfrenta uma ação coletiva de direitos autorais em andamento. Além disso, a Stability AI chegou a ser processada por utilizar imagens de artistas sem permissão.
Apesar das reivindicações da greve em Hollywood ano passado em relação à IA — e de tentativas de regular a tecnologia –, a indústria continua a investir na ferramenta. Na semana passada, por exemplo, a Lionsgate e a IA Runway fecharam um acordo para a criação de um modelo de IA personalizado para a produção de filmes.