O pagamento via WhatsApp vem aí, e Facebook quer lançar a função ainda neste ano
Aqui exatamente o que o homem disse, segundo a cobertura do pessoal do :
Nós estamos trabalhando com o WhatsApp Payments há algum tempo. Em 2018 começamos um teste com 1 milhão de pessoas. Agora estamos esperando lançar a tecnologia em diversos países nos próximos seis meses. Vamos focar em diversas localidades onde o WhatsApp é mais forte: países como Índia, México, Brasil e Indonésia.
O Facebook testa um sistema de pagamento ponto a ponto via WhatsApp na Índia há um tempão, mas não houve expansão para outras localidades. De acordo com a empresa, a solução a ser implementada será integrada ao Facebook Pay, plataforma de pagamentos apresentada no ano passado e que funciona apenas nos Estados Unidos.
Falando especificamente do Brasil, em tese, o Facebook não deve ter muitos problemas para implementar isso por aqui. O Banco Central do Brasil já há um tempo vem regulamentando pagamentos instantâneos, o que, por sua vez, deve reduzir ou acabar de vez com as taxas de transferências bancárias. Então, parece ser mais uma questão de tempo e adaptação do produto para o mercado local.
Fora esse sistema de pagamentos, o Facebook também parece estar empenhado em faturar uma grana pelas conexões que a companhia promove em suas redes. para que empresas possam lidar com compras e vendas feitas em suas plataformas.Aqui no Brasil, por exemplo, a rede já permite que contas WhatsApp Business tenham uma espécie de vitrine de produtos; o Instagram também em breve deve ter funções ainda mais avançadas para facilitar a compra de itens. Por ora, o Facebook não cobra por estes serviços, mas nada impede que ele faça isso e ganhe ainda mais dinheiro, né?