Paciente desliga aparelhos de idosa após se “incomodar com barulho”
Uma idosa internada em um hospital na cidade de Mannheim, na Alemanha, foi presa na quinta-feira (1º) por desligar os aparelhos de sua colega de quarto. Segundo ela, a ventilação mecânica da paciente de 79 anos estava “fazendo muito barulho”.
A mulher, que tem 72 anos, teria desligado os equipamentos duas vezes na noite de terça (29). A equipe de enfermagem, então, informou que os aparelhos eram vitais para a paciente. Mas, na madrugada, a idosa desligou as máquinas novamente.
A paciente mais velha precisou ser reanimada pelos profissionais. Segundo o hospital, sua vida não está em perigo, mas o estado de saúde é grave. Ela continua sob cuidados intensivos.
No Brasil, a eutanásia – ato intencional de proporcionar a alguém uma morte indolor para aliviar o sofrimento – é crime, assim como suicídio assistido, o que é permitido na Alemanha. Este, porém, não parece ter sido o caso da idosa.
Segundo da polícia, a insistência em desligar os aparelhos fez com que a idosa de 72 anos fosse presa preventivamente por tentativa de homicídio. As autoridades investigam se existem outras possíveis motivações para o crime.