Ciência
Os motivos que fazem a viagem da NASA à lua de Júpiter ser tão importante
Espaçonave Europa Clipper, da NASA, tem sido aguardada pois investigará a existência de um possível oceano subterrâneo na lua de Júpiter
Ilustração: NASA/JPL-Caltech
A missão da NASA à lua Europa, de Júpiter, está prevista para outubro deste ano. E tem sido esperada com muita expectativa pelos cientistas e amantes de astronomia. Isso é porque ela representa um marco na exploração espacial e na busca por vida extraterrestre.
A espaçonave Europa Clipper investigará a existência de um oceano subterrâneo. Segundo cientistas, lá poderia ser um habitat adequado para a vida, além de coletar dados sobre a geologia e a atmosfera da Lua.
A missão tem chamado atenção pela possibilidade de avançar no nosso entendimento sobre astrobiologia e a habitabilidade de outros mundos.
De acordo com a , a Europa é um dos corpos celestes mais promissores para a existência de vida fora da Terra devido ao seu oceano oculto sob uma grossa camada de gelo.
A presença de água líquida, combinada com uma possível atividade geotérmica, poderia fornecer as condições necessárias para sustentar organismos vivos.
Missão para lua de Júpiter testa novas tecnologias
Além das possíveis descobertas, a missão para a lua de Júpiter servirá como um teste para novas tecnologias e métodos de pesquisa em ambientes extremos.
Os instrumentos a bordo da espaçonave realizarão medições detalhadas que poderão revelar a composição química do oceano, bem como a atividade de gêiseres que podem expelir água para o espaço.
A expectativa é que os resultados da missão não apenas ampliem nossa compreensão do Sistema Solar, mas também preparem o terreno para futuras missões tripuladas e robóticas a luas e planetas que possam abrigar vida.
Inicialmente, seu lançamento aconteceria em junho de 2023. No entanto, NASA divulgou que o início da missão será em 6 de outubro de 2024, no topo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
Sonda para Júpiter com mensagem em português
A missão pretende levar uma mensagem com palavras em várias línguas, incluindo o português. Em uma iniciativa simbólica, a NASA incluirá uma placa de metal na sonda com a palavra “água” gravada em 103 idiomas. De acordo com a agência, isso representa a conexão universal da vida com a água.
A escolha da palavra “água” é significativa, pois é essencial para a vida como a conhecemos e é um elemento chave na busca por vida extraterrestre.