A Wayra, divisão de capital de risco da espanhola Telefónica, empresa espanhola de telecomunicações que controla a Vivo, está investindo na startup . Ela é bastante respeitada por seu sistemade pesquisa e conversação que oferece respostas geradas por Inteligência Artificial (IA). E já ameaça o reinado de concorrente como Gemini e ChatGPT.
A empresa fechou um acordo global com a startup para oferecer benefícios para clientes de regiões como Brasil, Reino Unido e Espanha. E com possibilidade de exploração de outros mercados no futuro. “Com este acordo comercial, também estamos reforçando o compromisso da Telefónica em integrar tecnologias de ponta na empresa e oferecer experiências transformadoras como o ‘answer engine’ da Perplexity aos nossos clientes”, afirmou Chema Alonso, líder de dados digitais da Telefónica.
Como funciona a IA adotada pela Vivo
A ferramenta desenvolvida pela Perplexity oferece uma plataforma onde os clientes da empresa podem consultar informações na internet via comandos de voz. Ou seja, graças à tecnologia de processamento de linguagem natural, o sistema é capaz de responder consultas de usuários de forma contextualmente precisa. Em contrapartida, apresenta uma lista de fontes que reforçam a relevância das respostas.
Nesta semana, a Telefónica implementou o primeiro aplicativo Perplexity dentro do catálogo “Movistar Plus+” na Espanha. Assim, a novidade em questão permite a interação com a ferramenta da Perplexity através de um aparelho UHD. A Expectativa é que a empresa posteriormente lance ferramentas semelhantes em outras regiões.
Vício de adolescentes em redes sociais pode levar Meta ao tribunal
Galaxy Z Fold 6 “slim” pode chegar ainda neste mês; saiba mais
Há uma enorme expectativa em torno da startup. Ela é considerada internamente como uma das companhias que podem revolucionar a forma como as pessoas buscam por informações na internet. Não é só a Telefónica que vem apostando na empresa, que já conta com outros investidores de peso como a Nvidia e o fundador da Amazon, Jeff Bezzos.
“Este investimento da Wayra não só valida nossa abordagem alimentada por IA, mas também abre oportunidades empolgantes para expansão global. Estamos ansiosos para continuar a parceria com a Telefónica para expandir os limites do que é possível na descoberta de informações orientada por IA e criar experiências transformadoras para usuários em todo o mundo”, afirmou, por fim, Aravind Srinivas, cofundador e CEO da Perplexity.