Cultura
Online e grátis: começa nesta quarta-feira (15) a 8º Mostra de Cinema Chinês
A Mostra de Cinema Chinês exibe oito filmes contemporâneos da China, que não estão disponíveis por streaming no Brasil. Veja
Imagem: Divulgação
A oitava Mostra de Cinema Chinês de São Paulo começa nesta quarta-feira (15). Com o tema “Em Busca da Luz”, o evento exibe filmes inéditos no Brasil e premiados em festivais consagrados. A mostra é realizada pelo Instituto Confúcio da Unesp, e acontece de forma gratuita e online até 30 de novembro.
Na programação, estão oito obras cinematográficas chinesas contemporâneas. A maioria delas não está disponível em nenhum streaming no Brasil. Os filmes estão no endereço e você pode conferir a programação em .
A Mostra de Cinema Chinês do Instituto Confúcio acontece anualmente desde 2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o CCSP (Centro Cultural São Paulo). Seu objetivo é divulgar a cultura chinesa, compartilhar suas histórias e vozes através da consolidação de um evento cultural chinês no Brasil.
Assim como no ano passado, a curadoria é de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim. E também de Lilith Li, coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau e curadora da Sydney Culture Week Series na Austrália.
Quais os principais filmes da Mostra de Cinema Chinês?
- “Cordão da Vida” narra a jornada de Arus, que leva sua mãe de volta à sua terra natal em busca de seu lar perdido na memória.
- O comovente “Irmãos” explora os laços entre dois irmãos, Wen Guang, que vive com autismo, e o caçula Wen Xiu. Juntos, os dois enfrentam sozinhos as adversidades da vida.
- O drama de guerra “Acima das Nuvens” segue um soldado recebe a ordem de explodir o depósito de munição do inimigo em 48 horas.
- O documentário “Pequenos Jardins” fala sobre a relação entre três famílias em Suzhou e seus jardins particulares, tesouros culturais e históricos da China.
- “Um pai, Um filho” segue a jornada de Gou Ren, atormentado pela perda do filho, que conhece Mao Dou, um “capetinha” determinado a encontrar o pai.
- “Juntos pelo mundo” conta como pai e filho partem de Dali, na província de Yunnan, rumo ao Tibete, em meio a 8.700 quilômetros e inúmeros imprevistos.
- A comédia de ficção científica “Departamento Editorial de Exploração Espacial” conta a história de Tang Zhijun, editor-chefe de uma revista de ficção científica decadente, que parte em uma busca atrapalhada por vida extraterrestre.
- “Deserto” acompanha Lin e o irmão à procura do pai desaparecido no deserto.