O álbum “Cowboy Carter”, segunda parte do sucesso “Renaissance“, de Beyoncé, focou no gênero country, e trouxe inspirações de filmes de grandes cineastas. Um recente da empresa da cantora, Parkwood Entertainment, revelou suas inspirações por trás do disco — e elas incluem Martin Scorsese.
De acordo com o texto, “cada música é sua própria versão de um filme de faroeste reinventado”. O desenvolvimento do trabalho teve influência dos subgêneros e movimentos do cinema western spaghetti e blaxploitation, assim como de experiências pessoais e da história negra.
A artista se inspirou, por exemplo, na trilha sonora bluegrass da comédia criminal “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”, dos diretores Ethan e Joel Coen, para a percussão. Além disso, mostra um microfone em forma de arma ao estilo das personagens dos anos 1990 Thelma e Louise.
Filmes como “Cinco Dedos por Marselha”, “Cowboy do Asfalto”, “Os Oito Odiados”, “Cowboys do Espaço”, “Vingança & Castigo” e o indicado ao Oscar “Assassinos da Lua das Flores”, de Scorsese, também foram exibidos durante o processo de gravação.
O álbum “Cowboy Carter” inclui os singles “Texas Hold’Em”, “16 Carriages” e uma regravação de “Jolene”, de Dolly Parton. Com “Texas Hold’Em”, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra a alcançar o primeiro lugar na parada Hot Country Songs da Billboard.
Saiba onde assistir aos filmes que inspiraram Beyoncé em “Cowboy Carter”:
“E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” (2000): Amazon Prime Video
“Cinco Dedos por Marselha” (2017): Looke
“Cowboy do Asfalto” (1980): Aluguel no Prime Video e Apple TV+
“Os Oito Odiados” (2015): Max
“Cowboys do Espaço” (2000): Aluguel no YouTube
“Vingança & Castigo” (2021): Netflix
“Assassinos da Lua das Flores” (2023): Apple TV+