Brendan Fraser retornou a Hollywood com tudo! O nome do ator está dando o que falar ao protagonizar o longa “A Baleia” (“The Whale” no original). Não é à toa que ele é destaque em vários prêmios, e um dos mais cotados para levar o Oscar de Melhor Ator.
O cineasta Darren Aronofsky é o responsável por trazer o ator de volta aos holofotes. A última aparição dele nos cinemas tinha sido em “Mãe!”, de 2017. Com a mais nova produção, o astro foi ovacionado no Festival de Veneza, e se emocionou ao ganhar o prêmio Tribute Actor durante o Festival de Cinema Internacional de Toronto.
Além disso, Brendan recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2023 na categoria Melhor ator em filmes dramáticos, além de ganhar prêmios do Critics’ Choice e SAG Awards. Com isso, o astro se credencia a um dos principais candidatos ao próximo Oscar. Para quem não se lembra “A Baleia”, está indicado em três categorias ao prêmio: Melhor Ator para Fraser, Melhor Atriz Coadjuvante para Hong Chau e Melhor Maquiagem e Penteados para Adrien Morot.
Com a produção, Fraser recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator na carreira. O ator concorre com Austin Butler, por “Elvis”, Colin Farrell, por “Os Banshees de Inisherin”, Bill Nighy, por “Living”, e Paul Mescal por “Aftersun”.
Mas onde assistir a um dos longas mais falados da temporada?
Para quem quiser ver “A Baleia” e fazer suas apostas, na última quinta-feira (23) o filme estreou nos cinemas brasileiros. Vale lembrar que a produção ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, nem para aluguel ou compra. Para verificar as salas de tela grande mais próxima de você que conta com a produção em cartaz, basta verificar o site do .
Charlie
Em “A Baleia” seguimos Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Na trama, ele adquiriu o hábito de comer compulsivamente após uma desilusão amorosa — algo que já começa a cobrar seu preço na saúde. O protagonista pesa mais de 200 Kg, não consegue sair do sofá, e está repleto de problemas emocionais.
Ele dá aulas online, mas sempre deixa a webcam desligada, com medo de sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Mesmo assim, ele está sozinho, convivendo diariamente apenas com a culpa, por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), sua filha hoje adolescente que ele deixou junto com a mãe Mary (Samantha Morton) ao se apaixonar por outra pessoa.
Agora, ele irá buscar se reconectar com a filha adolescente e reparar seus erros do passado. Para isso, ele pede para que Ellie vá visitá-lo sem avisar sua mãe e ela aceita, com o única condição de que ele a ajude a reescrever uma redação para a escola. Para estrelar o longa, Fraser precisou passar por uma transformação física. Ele revelou que usou 130 kg de próteses para interpretar um homem com obesidade mórbida.
Baseado no livro “A Baleia”
O filme é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreve o roteiro. Além de Fraser e Sadie Sink, o elenco conta com Hong Chau (“Watchmen”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e Ty Simpkins (“Jurassic World”) no elenco.
A direção é de Darren Aronofsky, que já trabalhou em produções como “Réquiem para um Sonho”, “Cisne Negro” e “Mãe!”. O longa “A Baleia” é uma produção do A24, estúdio responsável por sucessos como “Hereditário” (2018) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022). Veja o trailer de “A Baleia”: