Olimpíadas 2024: pista roxa de atletismo foi feita com conchas de moluscos
A pista de atletismo das Olimpíadas 2024 possui uma cor roxa, que se alinha com a paleta de cores escolhidas para o evento em Paris. No entanto, além de sair da tradição da cor vermelha, a construção da pista de atletismo das Olimpíadas de 2024 utilizou conchas de molusco.
Um dos compromissos do Comitê Olímpico da França para os jogos em Paris é a sustentabilidade. Desse modo, a organização do evento solicitou que a empresa italiana Mondo – que desenvolve as pistas de atletismo das Olimpíadas desde 1992 – seguisse a linha sustentável.
Fabricação da pista roxa
Os pescadores italianos limparam e esterilizaram as conchas de moluscos, que, em seguida, foram moídas até formar um pó fino para fabricação da pista. Durante três anos, cientistas trabalharam para aprimorar essa técnica.
A nova pista, que tem 17 m² e fica no Stade de France, custou 3 milhões de euros e deve durar por dez anos. Além da cor roxa e a fabricação sustentável utilizando moluscos, a Mondo afirmou que a pista de atletismo das Olimpíadas de 2024 traz inovações no sistema de polímeros para melhorar a velocidade dos competidores.
Em abril, a empresa que esses avanços podem resultar em novos recordes mundiais durante as competições, que começam amanhã (1º).