Olimpíada de Biologia do Butantan vale vaga em faculdade sem vestibular
Já pensou em ingressar nas maiores universidades brasileiras sem necessidade de fazer vestibular? Para alguns cursos, isso já é possível.
Ao invés das provas tradicionais, os estudantes do ensino médio, tanto da rede pública quanto privada, podem realizar a 19ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo instituto Butantan. Mas é preciso correr: as inscrições só vão até as 12h da próxima sexta (10).
O exame, desenvolvido por professores colaboradores e cientistas do instituto, contempla todos os conteúdos da biologia. Os alunos com as melhores classificações são convidados para uma .
Além disso, eles têm a chance de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia, que acontece em julho de 2023, e na Olimpíada Iberoamericana de Biologia, marcada para setembro deste ano.
Ingresso em universidades
Algumas instituições facilitam o ingresso de candidados que participaram e ganharam medalhas em competições do conhecimento. É o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Federal de Itajubá (UNIFEI).
Em 2023, os estudantes Tainá Poma da Silva e Caio Leite Albuquerque entraram dessa forma nos cursos de farmácia e odontologia da Unicamp, respectivamente.
Taína conquistou o certificado de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia, enquanto Caio ficou com a medalha de prata. Ambos haviam participado das três últimas edições da OBB, que acontece desde 2017.
Sonia Andrade Chudzinski, coordenadora nacional da OBB, considera importante que os alunos participem das provas desde o 1º ano do ensino médio. “Assim eles já vão se familiarizando com as fases, provas e tipos de questões. Cada edição possui uma característica e isso possibilita diferentes experiências”, .
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por professores interessados em incluir suas escolas. Os docentes também são responsáveis por divulgar a competição para os alunos, aplicar as provas e inscrever os resultados na plataforma da Olimpíada.
Neste ano, a prova terá como tema “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas”. Mais detalhes podem ser acessados no .