O seu próximo iPhone pode vir da Índia
Apple está diversificando sua cadeia produtiva para fora da China. Agora, Índia é a grande aposta da empresa da maçã
Após a pandemia de Covid ter atrapalhado as vendas iniciais do iPhone 14, além de ter havido uma confusão na maior fábrica de iPhones da Apple na China, a empresa da maçã decidiu tomar providências para não ser pega de surpresa. A companhia está diversificando sua cadeia produtiva para fora do país asiático, e a Índia é a nova aposta.
A Apple quer produzir 15 milhões de unidades do iPhone 15 este ano no país, segundo o site . Embora antes levasse quase um ano para a Índia alcançar a produção do iPhone em comparação com a China, a meta de 2023 é reduzir a diferença entre a produção chinesa e a indiana em apenas dez dias.
A China representa 95% da produção global do iPhone desde o lançamento do primeiro modelo, em 2007. Mas a Apple está mudando a estratégia. Ela quer ampliar os locais de fabricação, e a empresa pretende produzir pelo menos 20% dos iPhones 15 na Índia.
O jornal explica que “em vez de juntar componentes já acabados na Índia, a Apple planeja fabricar mais peças intermediárias, como invólucros de metal, no país”. Além disso, a empresa quer trazer novos recursos de desenvolvimento de produtos do iPhone para a Índia a partir da China. Isso envolveria milhares de engenheiros e “numerosos” novos laboratórios.
iPhone Made in India
Existem algumas razões pelas quais a Apple decidiu apostar na Índia. Em primeiro lugar, o governo do norte-americano Joe Biden está construindo uma parceria com a Índia. Ao mesmo tempo, a relação entre os EUA e a China segue tensa. Ou seja, isso pode ser um problema para a dona do iPhone a longo prazo.Além disso, espera-se que a Índia tenha um bilhão de usuários de smartphones até 2026. Além da China, a Índia tem o maior potencial para ser o novo mercado em crescimento da Apple.
A expectativa é que o iPhone 15 seja anunciado no próximo mês de setembro. Por isso, logo descobriremos como a Índia se sairá em um lançamento simultâneo com a China. Contudo, é esperado que, ao longo dos anos, poderemos ver um aumento da produção dos celulares e outros produtos da Apple na Índia.