O seu carro pode estar te espionando, alerta Mozilla
Um relatório recentemente divulgado pela Mozilla Foundation, empresa conhecida pelo browser FireFox, trouxe um alerta para a maneira como as montadoras de automóveis lidam com os dados de seus clientes. e os resultados foram bem preocupantes.
Um dos principais insights que a pesquisa trouxe foi que, de maneira geral, as empresas do setor, coletam dados para fins que vão muito além de seu ramo de atuação.
O levantamento revelou que a maioria das companhias estudadas coletam mais dados que o necessário. Alguns aplicativos destas empresas solicitam permissão para rastrear a atividade entre apps e acabam coletando dados bem íntimos, como detalhes da vida sexual dos usuários.
Algumas corporações admitem que podem compartilhar os dados com empresas terceiras, como prestadores de serviço, parceiros de gerenciamento de dados ou para fins comerciais. O mais alarmante é que 76% das empresas ainda afirmaram que podem vender os dados coletados.
Além disso, 56% admitiram que podem compartilhar informações de usuários com autoridades policiais e governamentais.
O que dizem as marcas
De todas as vinte e cinco marcas, apenas Renault e Dacia, que pertencem ao mesmo conglomerado, confirmaram que oferecem aos usuários a possibilidade de exclusão de dados pessoais.
Mesmo com pontos a melhorar, o relatório considera as duas empresas do grupo Renault como as que lidam melhor com dados dos usuários. Isso é atribuído ao fato de ambas as companhias serem sediadas no continente europeu, onde as diretrizes de dados são mais rígidas.
Para evitar problemas com exposição de dados, a Mozilla recomenda que os usuários evitem a instalação de apps de fabricantes em dispositivos pessoais.
No entanto, se a instalação for estritamente necessária, a sugestão é limitar as permissões de coleta de dados do aplicativo, o que pode ser ajustado imediatamente após o download ou nas configurações do aparelho.