Ela serve para fazer batatas, pães de queijo, carnes e mais… Para muitos, é difícil imaginar a vida sem a air fryer hoje. A invenção, porém, é recente. Chegou ao Brasil apenas em 2011. Um ano antes, o utensílio foi apresentado na feira de tecnologia IFA, em Berlim, Alemanha, que está chegando à sua 99ª edição em 2023.
E antes da air fryer? Como surgiram os principais gadgets culinários da história? Relembre os melhores itens de cozinha do século 20 através das décadas.
Torradeira (1920)
A torradeira automática foi dos utensílios que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, visando a economia de tempo com a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Assim, a torradeira pop-up “Toastmaster” chegou às lojas em 1926.
Batedeira (1920)
Dando fim aos dias de misturar massa à mão – mas apenas para quem podia arcar com o preço alto -, a moderna batedeira KitchenAid foi inventada em 1919. No entanto, só chegou ao mercado na década seguinte, ganhando novas versões no futuro.
Liquidificador (1930)
Na década de 1920, Stephen J. Poplawski recebeu os créditos pela invenção do primeiro liquidificador elétrico, muito popular em lanchonetes da América. Mas foi com o lançamento do Waring Blender, em 1937, que o item se tornou essencial nas cozinhas do país.
Forno elétrico (1930)
Depois do forno AGA, do físico sueco Dr. Gustaf Dalén, em 1920, o forno elétrico revolucionou a cozinha na década de 1930. Mais rápido, prático e econômico, ele se tornou cada vez mais comum nas casas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Sequer se imaginava o mundo com air fryer…
Geladeira (1940)
Nos anos 1940, pós-Segunda Guerra Mundial, as classes mais altas da sociedade passaram a possuir um eletrodoméstico hoje tão comum e indispensável: a geladeira. Décadas depois, empresas como a Whirlpool, por exemplo, popularizaram designs compactos que expandiram o item nos lares norte-americanos.
Tupperware (1940)
Os recipientes de armazenamento de alimentos da marca Tupperware foram inventados em 1946. Na época, eram celebradas festas da Tupperware, onde os anfitriões as vendiam para amigos e familiares. E aí, faria uma?
Chaleiras (1950)
As chaleiras elétricas já existiam desde o final do século 19, mas em meados dos anos 1950, a marca Russell Hobbs introduziu o primeiro modelo que desligava quando pronto. Então, “a chaleira que se vigia”, como foi chamada na época, chegou para economizar tempo e eletricidade.
Lava-louças (1950)
A história da máquina de lavar louça automática é, digamos, interessante. Ela surgiu na década de 1890 pela norte-americana Josephine Garis Cochran, insatisfeita com a velocidade com que seus criados limpavam sua louça. Décadas depois, nos anos 1920, a lava-louças evoluiu para o design que têm hoje.
Panelas antiaderentes (1950)
Panelas de pressão (1960)
Os anos 1960 introduziram a panela de pressão como uma forma rápida e saudável de preparar alimentos, selando o calor e cozinhando os ingredientes no vapor.
Micro-ondas (1960)
Foi por acaso que o engenheiro Percy LeBaron Spencer inventou o micro-ondas. Em um teste com magnetrons na década de 1940, ele percebeu que a radiação fez a barra de chocolate em seu bolso derreter. Então, logo começou a trabalhar em uma versão inicial do micro-ondas, que surgiu no final da década, até chegar ao modelo de cozinhas domésticas nos anos 1960.
Panela elétrica (1970)
Em 1971, enquanto aumentava o número de mulheres no mercado de trabalho, as panelas de cozimento lento Crock-Pot foram se popularizando aos poucos entre as famílias. Em 1975, as vendas dispararam, alcançando US $ 93 milhões.
Processadores (1970)
Na década de 1970, o compacto processador facilitou o processo lento de picar, ralar e fatiar alimentos. Na época, o modelo Cuisinart foi um sucesso, assim como modelos de marcas como Braun, por exemplo.
Escorredor giratório de salada (1980)
Nos anos 1970, a preocupação com a saúde levou os inventores franceses Jean Mantelet e Gilberte Fouineteau a criarem as primeiras versões do secador de salada. Nos anos 1980, o item se espalhou pelas bancadas das cozinhas domésticas.
Máquina de grelhar (1990)
Em meados da década de 1990, George Foreman lançou sua máquina de grelhar Lean Mean, com a promessa de eliminar a gordura. O slogan de Foreman diz “é tão bom que coloquei meu nome nele”.
Máquina de café com cápsulas (1990)
O querido utensílio dos amantes de café bombou nos anos 90, quando John Sylvan, co-fundador da Keurig, apresentou as primeiras cápsulas de café “K-Cup” e sistemas de preparo. Ao mesmo tempo, também crescia a popularidade das máquinas de cápsulas de café Nespresso, da década de 1970.
Por fim, fica a dúvida… O que vão inventar depois da air fryer? Algum palpite?
Com informações de , e .