Em 2021, no primeiro “Stream On” do Spotify, o streamer anunciou o “Spotify HiFi”, com direito a. Trata-se de uma assinatura sem perda na qualidade de transmissão de áudio, recurso este que vem sendo aguardado até hoje.
No ano passado, o CEO Daniel Ek forneceu atualizações sobre a novidade, porém, ele continua sem previsão de lançamento. Vale lembrar que outras empresas de streaming, como Amazon, Apple Music e Tidal já contam com a tecnologia.
Para este ano, o Stream On surgiu com outras novidades. O Spotify anunciou que a edição tem como objetivo mostrar “os desenvolvimentos e ferramentas mais recentes para ajudar mais criadores a traçar seus caminhos para o sucesso, serem descobertos por novos públicos, criar uma comunidade engajada e se conectar com fãs em todo o mundo”. Tudo isso por meio de ferramentas, recursos e programação de definição vertical.
O evento, no Arts District, em Los Angeles, teve transmissão ao vivo no . De acordo com a plataforma, as criações são destinadas a criadores de todos os tipos de mídia: música, podcast, audiolivros, entre outros.
O Stream On ainda contou com a presença de líderes da empresa, especialistas e celebridades como Jonas Brothers, Jennifer Lopez, Karol G, Chloe Bailey, entre outros. Saiba mais o que foi anunciado:
Para os ouvintes
Com uma nova home, de interface mais dinâmica, o Spotify pretende tornar suas recomendações mais acessíveis e atrativas ao usuário, como uma forma de melhor divulgar o criador.
Agora, os conteúdos contarão com previews, que funcionam como trailers, mostrando trechos de faixas e episódios. Além disso, músicas, podcasts e audiobooks também terão guias diferentes, facilitando a descoberta de conteúdos além do musical.
O Spotify também está trazendo o modo “Smart Shuffle”, que adiciona músicas a playlists já existentes quando ativado. Já o “Autoplay For Podcasts” tem continuação automática para episódios recomendados após o final do atual.
Outra inovação é o novo recurso “DJ”, a inteligência artificial da plataforma que ajuda os indecisos a escolher o que ouvir, como já informamos no Giz Brasil.
A plataforma também quer conectar ainda mais os artistas e os fãs. Por isso, o Spotify passará a ter uma agenda de shows, com datas, locais e links para compras. Os ouvintes também podem selecionar a opção “interessado” para se manterem atualizados.
E se você quiser comparecer preparado, tem ainda a opção de adquirir o merch (produtos promocionais) no aplicativo. O recurso” Fan First” permite que os principais ouvintes recebam e-mails e notificações de acesso especial a pré-vendas de shows e produtos exclusivos.
Para os criadores
Para ajudar músicos a terem uma carreira mais longeva, a ferramenta de recomendação patrocinada em tela cheia “Marquee” foca em mostrar músicas novas a usuários que já demonstraram interesse prévio em um artista. Algo semelhante, aliás, ao cartão móvel “Showcase”, no feed doméstico, que apresenta a música de um artista a prováveis ouvintes.
Já o “Discovery Mode” permite que artistas e suas equipes escolham quais faixas priorizar, direcionando o algoritmo do Spotify. E, como forma de tornar os lançamentos mais “pessoais”, com o “Spotify Clips”, os artistas podem adicionar vídeos de 30 segundos aos seus perfis e páginas de álbuns.
As “Countdown Pages” oferecem espaço nos perfis de artistas e no feed inicial para assistir a contagens regressivas de lançamentos, bem como pré-salvar álbuns, ver vídeos exclusivos, pré-encomendar produtos e visualizar listas de faixas.
O Spotify também planeja aumentar o poder dos podcasts, dando início a uma parceria com o site de financiamento coletivo Patreon. Além disso, o streaming está adicionando recursos interativos de perguntas e respostas, análise avançada de crescimento com números e dados para criadores, participação nos workshops Spotify Labs e mais.