O que é melhor para o cão: ração ou carne crua? Veja o que diz a ciência
Hoje em dia, é cada vez mais comum que os tutores de cães alimentem os animais com carne crua, já que o alimento cru não tem aglutinantes e conservantes. Mas afinal, será que é melhor alimentar seu cão com ração pronta ou carne crua? Veja o que diz a ciência!
Pesquisadores da Universidade Estadual de Oklahoma e da Universidade da Flórida, ambas dos EUA, realizaram o estudo. A revista publicou os resultados.O estudo foi feito com 55 cães adultos clinicamente saudáveis, todos pesando mais de 9 kg. Os pets foram alimentados com uma dieta à base de ração ou à base de carne crua por mais de um ano, segundo seus donos.
Afinal de contas, o que é melhor: ração ou carne crua?
A pesquisa observou que o amido — um carboidrato de origem vegetal importante para o metabolismo — representava aproximadamente um terço do consumo alimentar do grupo KD. Por outro lado, o amido representava menos de 1% do que o grupo RMBD consumia, devido à ausência de fontes vegetais na dieta.
A equipe encontrou marcadores inflamatórios semelhantes – incluindo metabólitos séricos específicos para funções antioxidantes e anti-inflamatórias – nas amostras de sangue de ambos os grupos. Porém, encontrou resultados significativamente diferentes nos marcadores inflamatórios intestinais dos dois grupos. Eles também observaram diferenças entre os metabolomas e a microbiota fecal dos grupos.No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda não conseguiram determinar se as diferenças observadas eram benéficas ou não. Isso devido à curta duração do estudo e à inclusão apenas de cães saudáveis.
Como próximos passos, os investigadores sugerem que estudos maiores e de maior duração. Incluindo marcadores mais sensíveis, como cães não saudáveis, para poder lançar mais luz sobre os efeitos das duas dietas.