O que é a Superlua dos Cervos e como dá para ver no Brasil nesta 4ª feira
A terceira e última Superlua de 2022 acontece nesta quarta-feira (13). Ela promete ser a maior do ano, com o satélite se localizando a apenas de distância da Terra.
São necessários apenas dois fatores para que este fenômeno ocorra: a Lua deve estar em sua fase cheia e também no ponto mais próximo do planeta, conhecido como perigeu. Quando isso acontece, cria-se a sensação de que o satélite está até 15% maior e 30% mais brilhante.
A Lua de julho também recebe o nome de “Lua dos Cervos”. A denominação foi dada por indígenas norte-americanos, que levaram em conta a época em que o chifre destes animais atinge o ápice de seu crescimento. No Hemisfério Norte, há ainda quem chame o satélite de “Lua de Trovão”, devido as pancadas de chuva que caem durante o verão.
A Superlua deve começar a surgir por volta das 15h38 (horário de Brasília). Vale a pena observá-la durante seus primeiros momentos no céu, ao final do entardecer, quando será possível compará-la com prédios, árvores e outras construções.
Se você perder o fenômeno por qualquer motivo, não precisa desanimar. Ainda será possível ver a Lua maior e mais brilhante durante a noite de quinta-feira (14).
Fique esperto: os eventos astronômicos do mês não acabam por aqui. No dia 28 de julho, será possível acompanhar o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas – fenômeno que resulta dos detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht. Na data, é esperado que até 20 meteoros atravessem o céu noturno a cada hora.