Todos os anos, na primeira segunda-feira após a Black Friday, o comércio promove a Cyber Monday (segunda-feira cibernética, em tradução livre). A data comercial tecnológica tem ofertas exclusivas online e, este ano, será nesta segunda (27).
Porém, assim como a Black Friday é a grande atração de novembro, a segunda-feira de promoções pode se estender, oferecendo descontos a semana toda na Cyber Week.
Como surgiu a Cyber Monday e qual a diferença da Black Friday?
A Cyber Monday surgiu nos Estados Unidos em 2005, como forma de continuar o estímulo ao comércio, mas através de um canal de vendas diferente. Ou seja, incentivando as compras nos sites das empresas – sobretudo para o Natal.
Em meados da década de 2000, as compras virtuais estavam começando a ganhar popularidade entre os usuários de internet. Então, aproveitando esse nicho, a Cyber Monday acabou sendo associada à venda de produtos tecnológicos — que estão entre os líderes de buscas em compras este ano.
Apesar da Black Friday já oferecer descontos online, a data era focada nas vendas físicas. Hoje, quase 20 anos depois, com o aumento da popularidade da internet, o e-commerce se tornou uma das principais opções na hora das compras – até mesmo na Black Friday.
Mas, mesmo assim, a Cyber Monday permanece no calendário comercial dos EUA e do Brasil, entre outros países.
Para ajudar o público a encontrar as melhores ofertas, o reúne as principais promoções para a data. O portal Busca Descontos também realiza a função de agregador, informando sobre descontos em produtos de diferentes marcas.