“O Poderoso Chefão” faz 50 anos com versão inédita nos cinemas
Um dos maiores filmes de todos os tempos, está de volta às telonas! O clássico “O Poderoso Chefão”, dirigido por Francis Ford Coppola, completa 50 anos em 2022 e está ganhando uma versão em 4K HDR comemorativa, para ser relançado nos cinemas e nas plataformas de streaming.
E para comemorar o aniversário do primeiro filme, lançado em 24 de março de 1972, a produtora de Coppola e a American Zoetrope, junto à Paramount Pictures, realizou uma restauração meticulosa de todos os três filmes ao longo de três anos.
A equipe gastou horas e horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, se mantendo fiel a película original. Além disso, todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.
Por isso, a Paramount divulgou o pôster e o trailer da restauração de “O Poderoso Chefão”. Além do filme original de 1972, estrelado por Al Pacino e Marlon Brando, também foram restauradas as duas continuações sob a supervisão de Coppola.
O primeiro trecho voltará a ser exibido nos cinemas, com estreia marcada para o dia 24 de fevereiro nos EUA. Os três longas serão lançados em streaming a partir de 22 de março. Confira o trailer e pôsteres divulgados:
“Tenho muito orgulho de O Poderoso Chefão, que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa”, disse Francis Ford Coppola, em comunicado sobre a restauração. “Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de ‘O Poderoso Chefão 3 – Desfecho: A Morte de Michael Corleone’ estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica.
As adaptações cinematográficas de Coppola dos romances de Mario Puzo acompanham a ascensão e a queda da família Corleone. Os dois primeiros longas da trilogia venceram o Oscar de Melhor Filme – em 1973 e 1975.
DETALHES DA RESTAURAÇÃO
- Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
- Mais de 400 horas de reparos nos rolos, manchas e outras anomalias nos negativos.
- Mais de 100 horas com uma precisão rigorosa de núcleos, garantirá as ferramentas de HDR100m que fotografia para a visão de Coppola e do diretor Gordon Willis.
- Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II foram restauradas.
- Todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.
Vale lembrar que a Paramount trará essa estreia ao Brasil, mas ainda não definiu a data e nem as cidades que participarão desse evento cinematográfico.