Edgar Allan Poe está sendo bastante lembrado pela ficção ultimamente. Após ser referenciado diversas vezes em “Wandinha”, o autor de “O Corvo” (1845) é tema de um novo suspense da Netflix.
Lançado no Brasil em 6 de janeiro, o “O Pálido Olho Azul” acompanha o detetive aposentado Augustus Landor (Christian Bale, de “Batman Begins“) e o jovem cadete Edgar Allan Poe (Harry Melling, de “Harry Potter). Na trama, os personagens investigam uma série de assassinatos no século XIX na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York.
Apesar de ser inspirado em Poe, a obra não é baseada em uma história real. Mas, segundo o site , o autor realmente serviu nas Forças Armadas dos Estados Unidos e passou alguns meses em West Point em 1930.
Dirigido e escrito pelo vencedor do Oscar Scott Cooper, o filme se baseia com base no livro de mesmo nome do autor norte-americano Louis Bayard, de 2003. Esta, aliás, é a terceira vez que Christian Bale e Scott Cooper trabalham juntos, como apontou a . Anteriormente, os dois já estiveram em Tudo por Justiça (2013) e Hostis (2017).
Além do Batman e do primo Duda, de Harry Potter, Gillian Anderson, a Margaret Thatcher de “The Crown”, também está no elenco. Quem também faz parte da produção é Lucy Boynton, da cinebiografia “Bohemian Rhapsody”, que interpreta Mary Austin, amiga íntima do cantor Freddie Mercury.
De acordo com o , inicialmente, Timothée Chalamet interpretaria Poe. Entretanto, o ator desistiu devido ao seu compromisso com o papel do chocolateiro Willy Wonka em “Wonka”, do diretor Paul King. O filme de fantasia musical inspirado em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” estreia em dezembro de 2023.
Edgar Allan Poe foi um escritor, poeta, crítico literário e editor estadunidense. Ele é um dos principais nomes da literatura norte-americana de terror, integrante do movimento literário romântico e um dos precursores do gênero conto.
Assista ao trailer de “O Pálido Olho Azul”: