Ciência
O 1º frio do outono: veja onde a temperatura vai despencar
Temperaturas caem em regiões do Brasil nestes dias e pode haver geadas; confira no Giz Brasil as áreas atingidas pela frente fria
Imagem: Janaíne Arioli/Unsplash/Reprodução
Pegue o agasalho! A partir desta quarta-feira, 17 de abril, uma massa de ar frio irá reduzir as temperaturas no Sul do Brasil neste outono. As temperaturas caem e devem ficar entre 7ºC e 17ºC em grande parte dos três estados, sobretudo nos períodos da manhã e da madrugada. À tarde, as máximas são de 26ºC. As informações são do . E também serão sentidos efeitos no Centro-Oeste e Sudeste a partir da quinta.
Ao mesmo tempo, um área de alta pressão deve diminuir, também, as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inibindo a formação de nuvens carregadas na região de quinta-feira (18) até sábado (20). A previsão é de sol e poucas nuvens. No entanto, há possibilidade de névoas pela manhã no leste do Paraná e no interior do estado gaúcho.
A cidade de Porto Alegre pode registrar sua temperatura mínima recorde do ano. De quinta a domingo (21), as mínimas previstas são de 12°C e 14°C. A cidade de Curitiba também pode bater recorde, variando entre 11°C e 13°C nos próximos dias.
Além disso, há risco de leve geada em alguns locais, como nos pontos mais altos das serras, por exemplo. O alerta vale para a serra catarinense e no sudeste do Paraná, na quinta; na serra gaúcha, serra catarinense e no sudeste do Paraná, na sexta (19); e na serra catarinense, no sábado.
Frio também no outono do Centro-Oeste
A frente fria também pode afetar outras regiões do país. No Centro-Oeste, ela começa nesta quarta no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, seguindo até sábado. Já em Goiás, as temperaturas devem diminuir a partir da quinta, e no Distrito Federal, na sexta.Em SP, Rio e Minas a partir de quinta
Por fim, no Sudeste, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais sentirão os efeitos entre quinta e sábado, com exceção para Belo Horizonte, que não terá uma grande queda de temperatura. Já no Espírito Santo, a frente fria começa a avançar posteriormente, na sexta (19).