Nvidia trabalha em console portátil rival do Steam Deck; entenda
Segundo informações compartilhadas pelo canal no Youtube “”, a Nvidia tem planos para lançar seu próprio console portátil em um futuro próximo. O produto do segmento premium seria um concorrente direto de outros portáteis populares como Steam Deck e o Asus ROG Ally, por exemplo.
Com isso, a empresa deve dar um passo adiante na construção de dispositivos para jogos. Atualmente, ela possui apenas tablets Android — o Shield Portable e Shield Tablet — com hardware preparado para executar games mobile. Entretanto, o novo produto terá a proposta de PC portátil e, por este motivo, deve apresentar construção robusta e hardware bem mais poderoso.Hoje, a Nvidia é uma das empresas que mais vem sendo beneficiadas pelo boom de IA (Inteligência Artificial). Recentemente, a empresa norte-americana, que já tinha ultrapassado o Google, superou a gigante do petróleo Saudi Aramco e se tornou a terceira empresa mais valiosa do planeta — atrás apenas de Microsoft e Apple.
Novo console
Com a IA sendo a principal responsável por alavancar as receitas da empresa neste momento, é natural que os investimentos nesta área se tornem prioridade. Por outro lado, existe uma preocupação da comunidade gamer a respeito do nível de comprometimento da companhia com o mercado de jogos eletrônicos.
Contudo, de acordo com um novo rumor, a Nvidia está trabalhando em um novo projeto ambicioso envolvendo um console de alto desempenho.
Por enquanto, a empresa não divulgou os detalhes sobre o produto, bem como sua janela de lançamento. No entanto, algumas informações extraoficiais já indicam que o produto pode contar com um processador desenvolvido pela Intel, mas o modelo ainda não foi revelado. Embora sejam bastante animadoras, as informações ainda precisam ser tratadas com rumores.
A chegada de um novo console portátil pode ser muito benéfica para o segmento de portáteis, refletindo, principalmente, na queda dos preços dos produtos. No momento, a Nvidia está envolvida com a Nintendo no processo de desenvolvimento do SoC que equipará o Switch 2. As empresas podem lançar o produto em algum momento em 2025.