Nvidia Tegra X1: gráficos incríveis para seus jogos portáteis e para carros do futuro
A Nvidia anunciou na feira CES o seu novo processador Tegra X1: ele vai trazer os incríveis gráficos Maxwell para dispositivos portáteis... e carros.
A Nvidia anunciou na feira CES o seu novo processador Tegra X1. No ano passado, a empresa trouxe seus gráficos Kepler de desktop para um chip de celular; agora, o X1 vai trazer os incríveis gráficos Maxwell para dispositivos portáteis… e carros.
No ano passado, o Nvidia K1 levou mais potência para dispositivos móveis como o Nvidia Shield Tablet e Nexus 9, mas o X1 promete levar isso a um nível totalmente novo. A empresa diz que o X1 pode oferecer o dobro do desempenho, além de suportar as mesmas engines de jogo que a arquitetura Maxwell roda no desktop.
Isto significa que o Tegra X1 pode rodar coisas como em um chip que poderia caber em um smartphone ou tablet – é algo incrível para um chip de celular. Não é perfeito: alguns dos efeitos mais extremos na demonstração fazem a taxa de quadros engasgar um pouco, mas ficamos impressionados apenas de ver isso funcionar.
O Tegra X1 tem oito núcleos de processador na configuração ARM big.LITTLE: ou seja, quatro núcleos rápidos para tarefas intensas, mais quatro núcleos que consomem menos energia. Ele é feito em arquitetura 20nm para consumir ainda menos energia, e tem suporte a 64 bits. O chip gráfico, por sua vez, tem 256 núcleos.
Drive CX
Isso é ótimo para jogos, claro, mas a Nvidia quer criar algo maior: um cérebro de supercomputador que controla todo o seu carro. O novo Drive CX, um “computador móvel para cabine de piloto”, é um dispositivo que roda Tegra X1 e consegue comandar até quatro telas HD de uma só vez. Ou seja, ele pode fazer funcionar várias telas com informações no seu carro, transformando o painel em algo mais próximo da ficção científica. Seria algo um pouco parecido com isto:
Na prática, isso permite gráficos impressionantes que pode finalmente fazer os mapas do GPS serem mais do que apenas uma setinha tosca avançando em um mapa, transformando-o em algo mais parecido com isto:
A Nvidia exibiu mudanças de textura, cor e material do painel virtual de instrumentos de um carro em tempo real.