China censura novo filme do Ursinho Pooh, e o motivo pode ser político
• Peppa Pig vira símbolo de subversão na China e é banida das redes sociais
Christopher Robin, cujo enredo se concentra na versão adulta do amigo humano do Ursinho Pooh, é o mais recente filme a ter seu lançamento negado — o segundo da Disney neste ano, depois de Uma Dobra no Tempo —, mas o alega que a decisão de negar ao Ursinho Pooh e seus amigos uma viagem até as lucrativas bilheterias chinesas pode ter mais a ver com a urso em si do que com as restrições comuns da China sobre filmes estrangeiros.
Nos últimos anos, o reprimiu o compartilhamento de imagens do Ursinho Pooh em plataformas de redes sociais chinesas — — depois que o personagem se tornou um meme de comparação com o presidente chinês Xi Jinping. O meme começou a circular em 2013, mas a repressão teria — alguns meses atrás, autoridades chinesas bloquearam transmissões da HBO no país depois que o programa de TV norte-americano Last Week Tonight incluiu um segmento brincando com as comparações entre Pooh e Xi.
Considerando que o Ursinho Pooh obviamente interpreta um grande papel no filme, talvez a suposta repressão contra o personagem tenha, sim, desempenhado um papel na censura do filme. Mas não sabemos com certeza — o Hollywood Reporter só teve uma fonte anônima e também aponta que as restrições típicas da China sobre o número de filmes estrangeiros pode muito bem ser a razão, em vez de algum mal-estar com o Ursinho Pooh em relação a Xi Jinping.
Entramos em contato com a Disney sobre a censura do filme e atualizaremos este post se tivermos uma resposta.Imagem: Disney