Um novo bug descoberto recentemente está causando problemas inesperados em iPhones e iPads. A falha, que pode ser acionada com apenas quatro caracteres, faz com que a interface móvel da Apple, conhecida como Springboard, reinicie temporariamente.
Um pesquisador de segurança identificou o problema nesta semana e foi confirmado pelo portal . De acordo com os testes realizados, digitar os caracteres “”:: seguido de qualquer outro caractere na barra de pesquisa do aplicativo Ajustes. O mesmo ocorre na barra de pesquisa da Biblioteca de Aplicativos, acessível ao deslizar para a direita na tela inicial, pode causar um breve travamento no sistema.
A Apple até o momento não se pronunciou oficialmente sobre o problema. A Apple deve estar investigando a falha para criar uma solução adequada. Porém, a empresa não divulgou detalhes sobre uma possível atualização.
Outros bugs nos iPhones
Este bug é menos grave do que outros problemas semelhantes encontrados anteriormente. Por exemplo, em 2020, uma falha na plataforma do X (antigo Twitter) fazia com que o aplicativo travasse ao visualizar um tweet contendo um conjunto específico de caracteres.
Além disso, no começo do ano, usuários que atualizaram o iPhone para o iOS 17.5 reclamaram nas redes sociais que fotos excluídas estavam reaparecendo na biblioteca. Em uma discussão no Reddit, por exemplo, centenas de pessoas reportaram o bug, dizendo que até mesmo imagens de 2010 sofriam com o erro. A big tech então atualizou o sistema e resolveu o problema.
Mas um dos bugs mais graves no iOS, apareceu logo após o lançamento do iPhone 15. O erro era capaz de travar completamente os iPhones e congelava comandos na tela e até os botões laterais.
Sem nenhuma explicação, eles paravam de funcionar — algo já corrigido pela maçã. O curioso é que o problema não aconteceu apenas nos iPhones mais recentes, mas também em aparelhos mais antigos.
Com o lançamento do iOS 17.2 um novo problema, bastante incômodo, passou a atingir vários usuários dos celulares da Apple: a falha de conexão com redes de internet. Neste caso, os dispositivos perdiam a capacidade de se conectar a internet, seja via Wi-Fi ou dados móveis.
A empresa lançou uma atualização para corrigir o problema, mas relatos recentes indicam que ele ainda atinge mesmo as versões mais recentes do iOS.