Novidades no Messenger e no Instagram: mensagens que somem e aviso de print
Além de tirar do anonimato quem dá print em conversas, redes sociais testam também um histórico temporário de mensagens. Entenda como os recursos vão funcionar
O Facebook anunciou que está trabalhando em novos recursos para Messenger e Instagram. que as atualizações envolvem o recurso de “mensagens que desaparecem” — ou “modo de desaparecimento” –, além da inclusão do sistema de criptografia de ponta a ponta em bate-papos e chamadas em grupo.
A partir de agora, usuários que costumam printar conversas ou fotos no Instagram e no Messenger terão que ficar atentas. Segundo o CEO, as plataformas avisarão quando alguém fizer um screenshot de seus bate-papos.
Como vai funcionar
A partir do momento em que os usuários ativarem o modo de mensagens temporárias, sempre que alguém fizer o famoso “print”, aparecerá uma notificação com a mensagem “[Nome do usuário] tirou uma captura de tela”.
Ao optar pelo modo temporário, todas as mensagens enviadas e recebidas na conversa desaparecem após 12 horas, como se nunca tivessem existido. O histórico é deletado permanentemente.
Os usuários podem ativar o novo recurso deslizando para cima em seu dispositivo móvel em uma conversa existente. Para retornar ao modo de mensagens original, basta deslizar para cima na tela novamente e ter a tela de bate-papo normal.
O recurso já está disponível?
No Instagram, já é possível usar o modo de mensagem temporária. E, caso alguém dê um print na conversa enquanto o modo estiver ativado, já é possível receber uma notificação. Já no Messenger, o recurso ainda não está disponível no Brasil.
Além do aviso de print e conversas temporárias, o Facebook planeja também introduzir bate-papos e chamadas em grupo com criptografia de ponta a ponta. A tecnologia visa dificultar a vida de hackers e invasores na que tentam acessar o conteúdo sendo trocado entre os usuários.
“Também estamos adicionando GIFs, adesivos e reações a bate-papos criptografados”, disse Mark Zuckerberg. Segundo a Meta, o recurso que já está funcionando amplamente nos EUA, deve chegar na UE nos próximos dias. A expectativa é de que ambos os recursos estejam disponíveis em breve para usuários do mundo inteiro.