O satélite Solar Orbiter, operado em parceria pela NASA e ESA, registrou uma imagem do Sol em alta resolução com detalhes inéditos.
Black Friday
Smartphone Motorola Moto G34 5G 256GB 8GB RAMO satélite é o instrumento mais avançado a orbitar o Sol, enviando informações para a Terra desde 2020. As novas imagens, divulgadas pela ESA na última quarta-feira (20), foram captadas em março de 2023.
O que justificou a alta resolução e os detalhes do Sol nas imagens foi a proximidade do satélite da ESA, que estava a menos de 74 milhões de quilômetros do Sol.
Em uma das imagens, o satélite usou luz ultravioleta para revelar a atmosfera externa do Sol (a coroa) em detalhes extremos, mostrando as linhas do campo magnético do nosso astro.
A luz brilhante da superfície do Sol costuma ocultar a coroa, então só é possível ver essa camada externa da atmosfera solar ao bloquear a luz visível. Esse bloqueio acontece de duas formas: durante um eclipse ou usando luz ultravioleta.
Mas, para criar essa imagem completa da coroa do Sol com alta resolução, o satélite da ESA captou várias fotos menores. O resultado foi um mosaico em extrema resolução de 8.000 pixels.
A imagem é uma amostra da capacidade do instrumento PHI (Polarimetric and Helioseismic Imager). Esse instrumento consegue captar fotos em luz visível e medir a direção do campo magnético do Sol. Desse modo, o PHI consegue mapear a velocidade e a direção dos movimentos de diferentes partes da superfície solar.
Veja o vídeo:
De acordo com a ESA, a equipe que opera o PHI imagens do Sol ricas em detalhes e com 8.000 pixels de resolução duas vezes por ano.
Além disso, a ESA também divulgou uma imagem de como é a atmosfera do Sol quando observada pelo Solar Orbiter em luz visível. E, para demonstrar a capacidade do PHI, outra imagem apresenta as áreas de concentração do campo magnético do Sol.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.