Nova espécie de piranha vegetariana é descoberta na Amazônia
Uma espécie vegetariana da piranha foi descoberta por cientistas britânicos na área brasileira da Amazônia, segundo do Museu de História Nacional de Londres, na terça-feira (11).
A piranha recebeu o nome científico Myloplus sauron. É uma homenagem ao vilão do “O Senhor dos Anéis” devido a uma marca característica perto dos olhos bastante similar ao “Olho de Sauron”.
Collins diz que o nome dessa piranha vegetariana é um bom lembrete para continuar “de olho” nas espécies de peixes ainda não descritas por cientistas que habitam a América do Sul, sobretudo pela grande biodiversidade da Amazônia.
Má reputação da piranha
Na verdade, a Myloplus sauron é um pacu, espécie bem próxima às piranhas. Mas com a distinção de ser vegetariana, embora possua dentição similar aos seus primos carnívoros.
Os pacus podem crescer até um metro e pesar 20 quilos, dando a impressão que são peixes perigosos.A piranha vegetariana é exclusiva da Bacia do Rio Xingu, um dos tributários do Rio Amazonas, que contém mais de 600 espécies de peixe. 10% dessas espécies só existem naquela região.