O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a receber a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ela começará a ser emitida na próxima terça-feira (26), e vai adotar o CPF como único número de registro.
Logo após o estado do sul do Brasil, vão ganhar a Carteira de Identidade o Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Todos os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo de identidade até março de 2023.
Na nova identidade, o número do RG deixará de existir, e só o CPF vai ser suficiente. De acordo com o governo, o objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Hoje, os cidadãos podem emitir um RG diferente em cada Estado. Visa também combater fraudes no país.
A Carteira de Identidade Nacional terá versão física e virtual, além de permitir a checagem por QR Code, inclusive sem o uso de internet. O documento contará com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo emitido em passaportes. Isso significa que poderá ser utilizado fora do país.
Outras informações que o novo tipo de RG vai trazer são a naturalidade do cidadão, seu tipo sanguíneo, se é ou não doador de órgãos.
No momento, somente os cidadãos que estiverem com o CPF atualizado poderão retirar a nova CIN. A identidade atual continuará válida até 2032.