A Sony montou uma nova linha de produção de discos para PS5, na fábrica do Brasil, em Manaus. Com o investimento, a empresa espera facilitar o acesso de mídias físicas pelos jogadores não só do Brasil, como também de outros países da América Latina.
O processo de montagem vai acontecer na fábrica construída em parceria com a Solutions 2 GO. As instalações já produziam os discos de gerações anteriores do PlayStation no Brasil, mas, após três anos de funcionamento, começaram a criar mídias físicas para PS5.
Segundo a Sony, a principal mudança fica por conta do tamanho dos discos para PS5. Até então, a instalação da Solutions 2 GO dava conta de produzir mídias físicas de até 66 GB. Agora, é possível trabalhar com jogos de até 100 GB, incluindo “God of War Ragnarök”, “Final Fantasy 16”, “Gran Turismo 7”, entre outros.
Além dos jogos exclusivos para PS5, a Sony vai utilizar a fábrica para produzir no Brasil discos de distribuidoras terceiras — os games “third parties”.
Em , o diretor da PlayStation LATAM, Miguel Cunha, disse que “a iniciativa reforça o compromisso com o Brasil e com a comunidade brasileira”. Ainda de acordo com o executivo, uma equipe de especialistas da Sony do Japão passou semanas no Brasil trabalhando na instalação, programação e treinamento da equipe local.
O Giz Brasil entrou em contato com a PlayStation para saber se a fabricação das mídias físicas no Brasil vai afetar o preço dos jogos no mercado nacional. Também perguntamos se está nos planos utilizar as instalações para padronizar a produção de jogos que vêm em dois discos, como “Final Fantasy 7 Rebirth”.
Assim que recebermos um posicionamento da empresa, atualizaremos esta matéria.
Sony só vende edição sem leitor de discos do PS5 Slim no Brasil
Apesar de investir na produção de mídias físicas no solo tupiniquim, a Sony trouxe ao Brasil somente a versão digital do PS5 Slim, em janeiro deste ano. Essa edição é mais leve e menor que o modelo de 2020, mas não conta com leitor de discos.
O PS5 Slim tem a vantagem de permitir a compra do leitor de discos de maneira separada para conectar o acessório na lateral do console. Porém, o componente ainda não está disponível de forma oficial no mercado nacional.
Por enquanto, não há previsão para o lançamento nem do leitor de discos, nem da versão do PS5 Slim com o acessório já integrado.