Neve derretida em excesso expõe tesouro arqueológico na Noruega
Devido às mudanças climáticas, a Noruega passa por um verão quente e seco, derretendo a neve de montanhas no oeste do país. Conforme derrete em excesso, o baixo nível de neve expõe tesouros arqueológicos na Noruega.
Uma variedade de artefatos antigos, como equipamentos para caçar renas, já foram encontrados na neve derretida na Noruega. Esses equipamentos de madeira datam de mais de 1.500 anos, usados pelos noruegueses durante a Idade de Bronze.Check out the preservation of this little beauty! It is the top of a scaring stick, found at Styggebreen glacier yesterday. The maker's knifemarks are just like they were 1500 years ago. The string (probably made from wool) is still attached. And the original colour … ❤️ — Secrets Of The Ice (@brearkeologi)
Em 2014, o condado Møre og Romsdal, na Noruega Ocidental, observou um aumento considerável de registros de descobertas de artefatos arqueológicos devido à neve derretida.
Naquele ano, surgiram descobertas de tesouros arqueológicos incríveis na Noruega, incluindo uma espada de madeira do período romano, encontrada graças a neve derretida de fiorde ao leste do condado. Desse modo, o governo espera efeitos similares no verão deste ano.Guro Dehli Sanden e Kristoffer Dahle, arqueólogos especializados na região montanhosa, assinaram o documento da prefeitura do condado, na semana passada. Segundo o documento, os exploradores devem ser extremamente cautelosos em áreas anteriormente usadas para caça de animais pelo risco de armadilhas. Além disso, é preciso ficar atento ao risco de nevascas durante o verão.
Essas áreas são possíveis locais que escondem artefatos como lanças, equipamentos de caça e, até mesmo, espadas da era Viking.
Portanto, os exploradores devem fazer o manejo adequado para preservar esses tesouros arqueológicos da Noruega. Os arqueólogos recomendam que as pessoas documentem suas descobertas registrando fotos do artefato e do local, além de anotar as coordenadas do GPS. “Se você não pode transportar o artefato com segurança e sem risco de causar danos, o melhor é deixá-lo onde encontrou e reportar a descoberta às autoridades”, informam os arqueólogos. Além disso, para prevenir a deterioração, é preciso armazenar artefatos úmidos e orgânicos em ambientes refrigerados, como frezeers.