Netflix edita cena de suicídio da primeira temporada de 13 Reasons Why
Após a polêmica sobre a representação gráfica de uma morte por suicídio na série 13 Reasons Why ser adequada ou não para públicos jovens e potencialmente vulneráveis, a Netflix, produtora da série, decidiu reeditar a cena da primeira temporada do programa. A decisão chega antes da estreia da terceira temporada, que deve acontecer nos próximos meses.
“Muitos jovens disseram que 13 Reasons Why os incentivou a falar sobre problemas difíceis, como depressão e suicídio, e procurar ajuda — muitas vezes pela primeira vez. Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada no segundo semestre, estamos atentos ao debate em torno da série”, disse a Netflix em um comunicado enviado ao Gizmodo na terça-feira (16).
13 Reasons Why estreou em 2017 e é baseada no romance para jovens e adultos de Jay Asher com o mesmo título. A série traz representações delicadas de agressões sexuais, intimidação e depressão, entre outros tópicos. Mas a representação gráfica de suicídio e a falta de discussão explícita sobre doença mental fizeram o programa receber críticas generalizadas, particularmente depois que publicadas no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry no início deste ano ligaram o programa a um aumento nas taxas de suicídio entre os jovens no mês seguinte ao lançamento.
Uma fonte familiarizada com a decisão da empresa de remover a cena disse que ela decorre do entendimento de que o formato de streaming torna a série acessível a qualquer momento, particularmente quando se prepara para lançar uma nova temporada. A versão reeditada do episódio da primeira temporada não mostra de modo tão explícito a morte por suicídio.Se você ou alguém que você conheça esteja tendo pensamentos suicidas, por favor, ligue para o Centro de Valorização da Vida em 188 ou acesse o , que oferece outros canais de contato, como conversa por chat ou mesmo e-mail.