Nebulosa pode ter invadido Sistema Solar e alterado clima da Terra, diz estudo
Normalmente, o surgimento das eras glaciais são explicadas como sendo o resultado de outros eventos. Isso inclui mudanças na inclinação e rotação do planeta, movimentação das placas tectônicas, erupções vulcânicas, bem como os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Além disso, os pesquisadores afirmam que a nebulosa provocou o encolhimento da heliosfera, a esfera de influência magnética do Sol. É ela que nos protege da radiação e dos raios do meio interestelar. Durante a passagem da nuvem, a Terra teria ficado temporariamente do lado de fora da heliosfera. Esse período pode ter se estendido desde alguns séculos a até 1 milhão de anos.
Vale lembrar que, há dois milhões de anos, nossos ancestrais humanos já viviam ao lado de tigres dentes-de-sabre, mastodontes e enormes roedores.
Colisão da Nebulosa com o Sistema Solar
Para essa pesquisa, os cientistas criaram um modelo computacional para simular se o nosso Sistema Solar pode ter passado por uma nebulosa localizada na constelação de Lince. O estudo apontou que o encontro deve ter ocorrido entre dois e três milhões de anos atrás.Por coincidência, uma Era do Gelo começou há 2,6 milhões de anos. Portanto, no mesmo momento em que a nebulosa e o Sistema Solar se encontraram na simulação. No entanto, o estudo não consegue afirmar se essas nuvens interestelares causaram, de fato, o período glacial na Terra.