Navio britânico com “asas” estreia em viagem ao Brasil
Economia pode chegar a 1,5 toneladas de combustível por dia, reduzindo a pegada de carbono na indústria de transporte marítimo
Com velas especiais movidas a vento, o navio Pyxis Ocean iniciou nesta semana a sua viagem inaugural rumo ao Brasil.
O veículo funciona com tecnologia eólica e velas, chamadas de WindWings, de até 37,5 metros. O projeto promete transformar a navegação comercial, reduzindo a pegada de carbono da indústria.
Trata-se de uma colaboração entre a Cargill, multinacional do setor de processamento de grãos, e a BAR Technologies, empresa britânica criadora das “asas”. O projeto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.
Economia de combustível e emissões
As empresas estimam que, uma rota global média, a economia pode ser de 1,5 toneladas de combustível por dia – com a possibilidade de economizar mais em rotas transoceânicas.
Isso não apenas reduzirá as emissões de carbono, mas também poderá gerar economias de combustível de até 30%.
Nesta viagem inaugural, o desempenho do navio será monitorado de perto nos próximos meses, buscando melhorar ainda mais seu design, operação e desempenho.
“Se a navegação internacional deseja atingir sua ambição de reduzir as emissões de CO2, a inovação deve vir à tona”, disse John Cooper, CEO da BAR Technologies, em .