Ciência
Nave da NASA iça velas e “veleja” pelo espaço apenas com energia solar
A nave da NASA veleja pelo espaço em uma órbita que corresponde a quase o dobro da órbita da Estação Espacial Internacional
Imagem: NASA/Reprodução
A NASA anunciou que sua nave pioneira ACS3 já começa a “velejar” como um barco a vela no espaço, navegando apenas com energia solar.
Conhecida como Sistema de Vela Solar de Compósito Avançado (Advanced Composite Solar Sail System), ou ACS3, a nave espacial abrir todas as suas velas.O voo ocorreu na última quinta-feira (29/8), às 14h43 (horário de Brasília), conforme comunicado da agência. Aliás, a NASA revelou que os dados da nave confirmam o sucesso da missão de velejar pelo espaço.
Em abril, a NASA criou a missão de velejar pelo espaço para testar novos materiais e estruturas que utilizam fótons do Sol para se movimentar.
No entanto, poucos meses após o primeiro lançamento, a nave empacou quando um monitor de energia detector correntes motoras acima do esperado, pausando o processo de içar velas.Agora, na segunda tentativa, a nave conseguiu içar suas velas com sucesso, se abrindo totalmente e ocupando um espaço maior que uma quadra de tênis.
A vela precisa ser grande assim, com mais de 80 metros quadrados, para gerar propulsão suficiente e, ao mesmo tempo, obter altitude necessária para orbitar.
Nave “veleja” pelo espaço em órbita que supera a ISS
A nave da NASA veleja pelo espaço em uma órbita de 900 km acima da Terra, que corresponde a quase o dobro da órbita da Estação Espacial Internacional.
De acordo com a NASA, quatro câmeras a bordo da nave captaram imagens panorâmicas da abertura vela solar. As imagens serão divulgadas na próxima quarta-feira (04).
Nas próximas semanas, a NASA vai começar a testar a nave no espaço, realizando diferentes manobras para avaliar o desempenho das velas solares em órbita.
A fase inicial da missão da nave, segundo a NASA, terá duração de dois meses e vai consistir em reduzir e aumentar a órbita da nave usando apenas a pressão do Sol nas velas. A NASA afirma que esses testes serão úteis para fornecer “informações valiosas que podem ajudar a guiar o desenvolvimento de conceitos futuros de operações e designs de naves com velas solares em missões no espaço”.