A NASA anunciou que está enfrentando problemas com a pequena sonda CAPSTONE – que está atualmente viajando para a Lua. A equipe de engenheiros da missão está tentando resolver uma anomalia que deixou a sonda lunar sem controle no espaço.
A CAPSTONE foi lançada no último dia 28 de junho pelo foguete Electron, da empresa Rocket Lab, e está a meio caminho de chegar ao seu destino. A missão faz parte do programa Artemis e tem objetivo de testar e validar uma órbita ao redor da Lua que será utilizada futuramente pela Gateway – uma nova estação espacial que será construída pela NASA.
Na última quinta-feira (8), a sonda apresentou uma falha desconhecida durante ou após concluir a terceira manobra de correção de trajetória prevista na missão – são sete manobras no total. Isso fez com que a CAPSTONE perdesse comunicações com a Terra por cerca de 24 horas.
Quando o contato foi restabelecido, a equipe descobriu que não tinha controle sobre a nave, que ela estava gastando mais energia do que captava em seus painéis solares, e o computador de bordo estava passando por reinicializações periódicas.
Com os poucos dados disponíveis, os engenheiros conseguiram reconfigurar e estabilizar as operações da CAPSTONE. Contudo, de acordo com a , na última segunda-feira (12), a sonda ainda estava em modo de segurança e sem o controle da sua orientação.
Não é a primeira vez
Apesar de estar em sua trajetória planejada e em uma situação estável, os técnicos ainda não conseguem movimentar a sonda. Isso significa que não é possível melhorar a captação de energia solar para carregar totalmente as suas baterias, equilibrar a situação térmica de vários subsistemas, assim como otimizar o link de comunicação com a Terra.
Um plano de recuperação da CAPSTONE deve ser executado nos próximos dias. “Muitos detalhes permanecem desconhecidos sobre a causa da anomalia e riscos significativos continuam sendo analisados”, disse a empresa Advanced Space, que controla a sonda para a NASA.
Vale lembrar que este não é o primeiro problema enfrentado durante a missão. Em 4 de julho, a sonda perdeu a comunicação com a Terra logo após se separar do estágio superior do foguete. Isso fez com que a primeira manobra planejada para a correção de curso tivesse que ser adiada.
Segundo a Advanced Space, a falha foi sistêmica e resolvida no dia seguinte, após alterações na configuração da espaçonave. Desde então, a CAPSTONE estava operando normalmente.
A sonda lunar custou US$ 30 milhões, tem o tamanho de um forno de micro-ondas e pesa cerca de 25 kg – sendo considerada como um “cubesat”. A expectativa é que a CAPSTONE entrará em órbita da Lua no próximo dia 13 de novembro.