A NASA perdeu a comunicação entre o controle da missão e a ISS (Estação Espacial Internacional) na última terça-feira (25), após uma queda de energia no prédio da agência espacial em Houston, nos Estados Unidos. A situação forçou a agência a ativar seus sistemas de backup pela primeira vez.
A queda de energia fez com que o controle da missão perdesse o comando, a telemetria e as comunicações de voz com a ISS. A tripulação em órbita soube do problema através de sistemas de comunicação russos, 20 minutos após a interrupção.
Atualmente, as principais agências espaciais que operam a ISS são da Rússia, Europa, Japão, Canadá, além dos EUA. Mas a Rússia vai encerrar sua longa parceria com a NASA e se retirar da estação espacial após 2024. O país vai construir sua própria estação espacial, assim como a China, e o primeiro módulo deve estrear em 2027. O Brasil, inclusive, foi convidado para participar.
Nada grave
Joel Montalbano, gerente do programa da estação espacial, disse que os astronautas e a ISS não estiveram em perigo. Os sistemas de backup assumiram o controle para restaurar as comunicações normais em 90 minutos. Segundo a NASA, a queda de energia aconteceu devido a “atualizações” que estão em andamento no prédio de Houston.
Montalbano à AP News que a tripulação sabia que esse trabalho estava acontecendo. “[Usaríamos] o sistema de comando e controle de backup se tivéssemos que fechar o centro de emergência meteorológica, especialmente importante durante a temporada de furacões.”
A NASA tem um centro de controle de backup a quilômetros de Houston, no caso de um desastre que exija evacuações. Durante o problema de energia, os controladores de voo permaneceram no controle da missão, porque as luzes e o ar-condicionado ainda funcionavam.