NASA mostra em vídeo como vai trazer amostras de Marte para a Terra
Missão está prevista para 2027. Com o retorno das amostras, a NASA espera responder à pergunta: existiu vida em Marte?
A NASA divulgou um vídeo em que explica como pretende trazer para a Terra amostras de rochas de Marte, coletadas nos últimos meses pelo rover Perseverance.
A missão está sendo desenvolvida a partir de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). A expectativa é que ela seja lançada em 2027, chegando ao planeta vermelho no ano seguinte.
A ideia é enviar uma sonda para pousar próximo da área que o Perseverance está em Marte, para recolher os tubos com as amostras. A missão também pode incluir o envio de um ou mais helicópteros – parecidos com o Ingenuity – para pegar mais pedaços de rochas marcianas.
Em seguida, um braço robótico desenvolvido pela ESA vai transferir os tubos para um recipiente especial, que retornará à Terra. A partir daí, a sonda liberará um foguete com as amostras que voltará à órbita marciana, onde ele se encontrará com uma nave que fará a viagem de volta para a Terra. A jornada completa pode ser vista no vídeo abaixo:Se tudo ocorrer conforme o planejado, esta será a primeira vez que uma missão com vários veículos (um módulo de pouso, um foguete e vários helicópteros) pousam em Marte. Esta também seria a primeira vez que um foguete é lançado da superfície marciana.
A NASA afirma que essas amostras podem revelar se já existiu vida no passado de Marte. “Somente trazendo as amostras de volta podemos realmente responder à pergunta [da vida em Marte] usando os laboratórios mais sofisticados e de última geração”, disse a NASA, em .
O Perseverance pousou em Marte em fevereiro do ano passado, em uma região conhecida como Cratera Jezero. Cientistas acreditam que o local tenha sido o leito de um antigo lago de água há bilhões de anos, sendo inclusive próximo a um delta de um possível rio marciano – onde se encontra diferentes tipos de rochas e com potenciais sinais de vida microbiana antiga.
Ao longo dos últimos meses, o rover tem perfurado rochas e coletado amostras cuidadosamente selecionadas na superfície, com o objetivo de poder contar a história da Cratera Jezero.
Ao todo, o Perseverance transporta 43 tubos para amostras, sendo que, até o mês passado, 14 deles já contém núcleos de rocha coletados. Além disso, um dos tubos possui amostra do ar marciano, e outros três foram usados como teste – para garantir que eles não tenham sido contaminados com vida terrestre.
Segundo a NASA, a expectativa é que as primeiras amostras de Marte cheguem à Terra em 2033. “Ao entender melhor a história de Marte, melhoramos nossa compreensão de todos os planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra”, afirmou a agência.