NASA financia proposta para construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
Um pesquisador sugere a construção de um telescópio no lado oculto da Lua para podermos compreender melhor os primeiros dias do cosmo.
Parece o canhão de laser da Estrela da Morte, mas esta proposta de telescópio lunar — construído dentro de uma cratera natural no lado oposto da Lua — poderia ser usado para espiar os primeiros dias do cosmos.
No início deste mês, a a uma série de projetos em seu programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), no qual os colaboradores são incentivados a apresentar ideias “fora da caixa” para .
Algumas das propostas mais interessantes incluíam uma solução para , de Júpiter, para a próxima missão Artemis à Lua e um projeto fascinante para usar antimatéria como a caminho do . Como eu disse, as ideias são bem ousadas.
Uma das propostas mais intrigantes é do roboticista do JPL (Laboratório de Propulsão à Jato da NASA) Saptarshi Bandyopadhyay, que quer construir um telescópio dentro de uma cratera natural do lado escuro da Lua. Ele o chama de .
A NASA concedeu ao projeto o para levar a ideia adiante. Se Bandyopadhyay e seus colegas produzissem uma proposta convincente, a ideia avançaria para a segunda das três fases. Ou seja, esse financiamento está longe de ser um negócio fechado para tornar realidade o projeto.
Diagrama mostrando a posição do LCRT em relação à Terra (sem escala). Crédito: Saptarshi Bandyopadhyay
“Não é possível observar o universo em comprimentos de onda superiores a 10 metros, ou frequências abaixo de 30 MHz, a partir de estações terrestres, porque esses sinais são refletidos pela ionosfera da Terra”, disse Bandyopadhyay. “Além disso, os satélites que orbitam a Terra captariam um ruído significativo da ionosfera da Terra”, e é por isso que “essas observações são muito difíceis”.
Como o LCRT seria construído. Crédito: Saptarshi Bandyopadhyay