NASA envia primeira indígena americana ao espaço
A nave Crew Dragon – batizada Endurance – decolou da Flórida, nos EUA, no início da tarde da última quarta-feira (5), impulsionada pelo foguete Falcon 9. A cápsula com os astronautas atracou na estação espacial às 18h01 (hora de Brasília) desta quinta-feira (6).
“Sinto-me muito orgulhosa… É importante que celebremos nossa diversidade e realmente comuniquemos isso especificamente para a geração mais jovem”, disse ela à .
Mann é bacharel e mestre em engenharia mecânica, tendo ocupado o cargo de coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, além de ter atuado como pilota de testes em caças F/A-18 Hornet e Super Hornet. Ela também participou de missões de apoio em porta-aviões durante os combates armados no Iraque e no Afeganistão.Além disso, Nicole participou do desenvolvimento do novo foguete SLS e da espaçonave Orion, tendo seu nome incluído na lista de potenciais astronautas que pisarão futuramente na Lua, durante o programa Artemis.
Durante a atual missão – chamada Crew-5 –, ela será a comandante da nave, ficando a bordo da ISS até março de 2023. Além de Mann, a nave da SpaceX transportou o astronauta americano Josh Cassada, o japonês Koichi Wakata e a russa Anna Kikina.Segundo apontou o site Space, índios americanos e populações nativas do Alasca representam cerca de 3,7 milhões de pessoas – . O primeiro nativo americano no espaço foi John Bennet Herrington, um também astronauta da NASA e membro da tribo Chickasaw, que viajou a bordo do ônibus espacial Endeavour, em 2002.