NASA divulga primeiros alvos fotográficos do James Webb
A contagem regressiva está chegando ao fim. As primeiras fotos coloridas produzidas pelo James Webb serão divulgadas na próxima terça-feira (12) — e prometem deixar a humanidade de boca aberta. E, agora a NASA quais foram os alvos do telescópio espacial.
Duas nebulosas integram a lista: a Nebulosa de Carina e a Nebulosa do Anel do Sul. A primeira é descrita pela agência espacial como uma das maiores e mais brilhantes nuvens interestelares do céu. Ela é lar de muitas estrelas massivas, algumas maiores que o Sol, e está localizada a 7,6 mil anos-luz de distância da Terra.
Já a Nebulosa do Anel do Sul está um pouco mais perto, a 2 mil anos-luz de distância. Esse aglomerado de gás está em constante processo de expansão e orbita uma estrela nos estágios finais de sua vida.
O terceiro alvo é, na verdade, um conjunto de cinco galáxias conhecido como Quinteto de Stephan. Ele está a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra e foi o primeiro grupo de galáxias descoberto na história, no ano de 1877.
Ainda na linha das galáxias, há o SMACS 0723. Essa é uma região com várias galáxias que distorcem a luz dos objetos atrás delas, atuando como uma lupa para o James Webb. Em resumo, o alvo amplia outros objetos, permitindo uma melhor observação de galáxias distantes e fracas.
Temos por fim o WASP-96b. Esse é um planeta composto principalmente por gás e que tem a metade da massa de Júpiter. Ele está localizado a 1.150 anos-luz da Terra e orbita sua estrela a cada 3,4 dias.
O James Webb foi construído com o objetivo de trazer informações sobre os primórdios do universo, podendo enxergar até 13,5 bilhões de anos no passado. As primeiras imagens serão mostradas ao vivo no dia 12 de julho às 11h40 (horário de Brasília). Saiba como assistir ao anúncio.