NASA cria mapa tridimensional de Marte com acesso em qualquer smartphone
Novo mapa em 3D de Marte utilizou um supercomputador da NASA e serviços na nuvem para compilar as imagens
Em parceria com a NASA, a Agência de Serviço Geológico dos EUA criou um mapa tridimensional que mostra em detalhes a superfície do planeta Marte. É possível acessar os dados gratuitamente de qualquer lugar, inclusive de smartphones.
Segundo a agência, o mapa é um compilado com mais de 155 mil imagens tiradas pela câmera HiRise da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Cada uma tem resolução de 6 metros por pixel e cerca de 1 GB.
Até então, para processar todas essas informações, os cientistas precisavam baixar os arquivos individualmente, o que leva um tempo enorme.
Para criar o mapa, a empresa usou um sistema de computação por nuvem aliado aos supercomputadores da NASA. Isso possibilitou processar mais de 4 mil imagens simultaneamente.
Em apenas quatro horas, mais de 114 TB de dados foram processados para criar quase 5 mil modelos digitais de elevação (MDE), que mostram a topografia de Marte em 3D.
Esses modelos vêm do software Ames Stereo Pipeline, que sobrepõe duas imagens de um mesmo terreno em pontos diferentes. Essa técnica simula a maneira como nossos olhos enxergam, produzindo uma sensação de profundidade.
Onde acessar o mapa em 3D de Marte
Seja para pesquisa ou por curiosidade, os usuários já podem acessar os novos dados sobre a superfície de Marte no site . No vídeo abaixo, é possível ter uma prévia do que esperar sobre as novas imagens do planeta vermelho.Com o novo mapa da NASA, pesquisadores de todo o mundo poderão explorar gratuitamente as imagens criadas pela sonda de Marte em qualquer dispositivo.
“Esses dados são importantes porque democratizam as informações de alta qualidade da topografia de Marte”, disse o pesquisador Jay Laura, líder do projeto, em um comunicado à imprensa. “Quando dados se tornam mais acessíveis, qualquer pessoa pode contribuir para descobertas científicas.”
A ideia do grupo é atualizar o mapa constantemente com novas imagens da Mars Reconnaissance Orbiter, inclusive com sistemas de IA (inteligência artificial).
A sonda está em atividade desde 2006 e já fez descobertas importantes sobre o planeta vermelho, como a presença de gelo e de água salgada em sua superfície.