NASA finaliza consertos e telescópio Hubble retoma observações espaciais
A NASA conseguiu instalar um computador de backup do Telescópio Espacial Hubble, de acordo com uma da equipe de mídia social do telescópio. O anúncio traz um alívio para os amantes do espaço, após um mês de ansiedade sobre se a tecnologia do telescópio poderia ser ressuscitada depois que caiu em um modo de segurança não operacional, em meados de junho.
The Hubble Space Telescope backup payload computer was successfully brought online after a successful switch to backup hardware. Following a short checkout period, the science instruments will be brought back to operational status.— Hubble (@NASAHubble)
Agora com 31 anos, o Hubble é um cidadão idoso no que diz respeito à tecnologia espacial. Seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, deve ser lançado neste ano, . O Hubble já havia entrado no modo de segurança , mas a última tentativa demorou tanto que parecia impossível trazer o telescópio de volta à vida.
No início, a equipe da NASA acreditou que o desligamento automático do telescópio poderia ter sido causado por um módulo de memória antigo. Nesta quinta-feira (15), a a Unidade de Controle de Energia (PCU) como o problema real . A PCU alimenta o computador de carga útil do telescópio constantemente; se os 5 volts de eletricidade que ele fornece variarem para mais ou para menos, o telescópio interrompe suas operações. As tentativas de reinicializar a PCU não funcionaram, então a NASA decidiu mudar para o hardware de backup. Foi uma medida desesperada após .
A mudança para hardware de backup se provou eficaz. Segundo um NASA, a equipe agora começou a recuperar os instrumentos científicos de seus respectivos modos de segurança a bordo da espaçonave — um processo que levará quase um dia todo. Depois de terem certeza que os instrumentos estão em temperaturas estáveis e calibrados corretamente, o Hubble irá retomar as operações científicas normais.
Em breve, o fardo de se manter vivo não existirá mais para o Hubble, ainda mais depois que o poderoso telescópio JWST chegar ao espaço e começar a observar o cosmos. Mas confesso que não seria uma má ideia os dois trabalharem juntos. Resta saber se a NASA também considera essa possibilidade.