A reação imediata que a maioria das pessoas tem ao ver uma barata é matá-la, seja como for – dando uma chinelada ou usando algum inseticida, por exemplo. Não é por acaso: esse inseto costuma causar repulsa, o que faz com que nosso instinto seja eliminá-lo o mais rápido possível.
Mas a (Organização Mundial de Saúde) alerta que esmagar a barata pode ser arriscado para a saúde, especialmente se for dentro de casa.
Se livrar das baratas dessa forma faz com que o inseto libere uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos que podem ser nocivos. Já existem estudos que associam essas substâncias a doenças como tuberculose, poliomielite, conjuntivite e pneumonia.
Infelizmente, as baratas são pragas comuns e podem ser difíceis de eliminar. Existem cerca de 4,5 mil espécies de baratas no mundo. Só no Brasil, são pelo menos 700.
A espécie mais comum no país é a periplaneta americana, ou barata-americana. Conhecida como barata vermelha, de esgoto ou doméstica, ela é bastante comum nas residências Brasil afora.
Se você tem baratas em sua casa ou apartamento em áreas como armários de cozinha, sótão ou banheiro, é importante se livrar delas rapidamente. Veja as dicas para fazer isso de forma segura e saiba como prevenir a peste.
Use inseticidas alternativos e armadilhas
Os inseticidas tradicionais têm substâncias que podem prejudicar a saúde de quem as manuseia, seja pela inalação ou pelo contato. Além disso, o inseticida não impede que a barata morta libere contaminantes. O processo ocorre, apenas, de forma mais lenta.
Por isso, uma boa dica é usar substâncias químicas alternativas. As armadilhas de cola, por exemplo, são uma maneira segura e eficaz de identificar áreas problemáticas de baratas e resolver as infestações. É possível comprar tiras de cola, que são folhas cobertas por uma substância pegajosa. Essa estratégia também serve para capturar camundongos.
O cheiro da armadilha atrai as baratas e, assim que elas pisam na faixa, a cola as prende. Para obter melhores resultados, coloque tiras de cola bem no lugar onde você notou atividade de baratas, como atrás da geladeira ou debaixo da pia.
Também vale comprar um concentrado líquido para matar baratas. O mais comum é que lojas de materiais de construção vendam esse produto. O líquido é diluído e pulverizado em rachaduras e fendas onde as baratas gostam de se esconder.
Outra possibilidade são os inseticidas reguladores de crescimento de insetos. Esse produto ajuda a controlar a infestação, não só de baratas. A substância é eficaz para eliminar casulos e ovos desses insetos, tornando-os incapazes de crescer e reduzindo a população.
Métodos caseiros
Se você deseja eliminar baratas sem produtos químicos, há uma série de remédios caseiros eficazes que vão acabar com essas criaturas nojentas. A boa notícia é que muitos deles não são prejudiciais para crianças ou animais de estimação.
Uma dica é a terra de diatomáceas (TD). Trata-se de um pó inseticida ecológico, que resulta da fossilização das algas unicelulares revestidas com uma camada de sílica. Esse composto é capaz de desidratar as baratas e matá-las.
Outra opção segura é o bicarbonato de sódio, muito usado para outras finalidades. Para fazer uma armadilha caseira de baratas, deixe exposto em um local estratégico um punhado de cebolas picadas com bicarbonato de sódio por cima. Isso vai atrair as baratas e fazer com que elas mesmas se intoxiquem.
O ácido bórico é outro composto natural que funciona bem para eliminar as baratas. A substância antisséptica age como desinfetante em situações de infecção por bactérias ou fungos. O que muitos não sabem é que esse composto também é tóxico para as baratas.
Contrate um serviço de dedetização
Em situações mais críticas, outra opção é contratar uma equipe de dedetização. Esses profissionais terão ferramentas e conhecimento para realizar o serviço de forma mais eficaz e segura de se livrar da infestação de uma vez por todas.
Dicas para evitar a proliferação de baratas
Além de matar as baratas que aparecem, o ideal é manter alguns cuidados para evitar que elas se proliferem na sua casa.
O primeiro passo é entender o que as está atraindo esses insetos. O ideal é sempre manter os ambientes limpos, sem deixar restos de alimentos, por exemplo.
As baratas também adoram lixo. Por isso, leve o lixo para fora regularmente e mantenha todas as latas de lixo domésticas bem fechadas. É importante saber que as baratas também comem todo tipo de coisas que não consideramos comida, incluindo sabão, cabelo e resíduos de pasta de dente.
Esses insetos adoram áreas silenciosas e esquecidas e podem viver embaixo de grandes eletrodomésticos e em cantos “esquecidos”. Fique de olho nesses locais e também nos acessos da casa. Frestas, rachaduras em janelas e portas e orifícios pouco visíveis favorecem a entrada desses visitantes indesejados.